A Máquina de Contar Histórias - Mauricio Gomyde


Autor: Maurício Gomyde
Editora: Novo conceito
2014 - 192 págs.
Sinopse: Skoob

Já tenho esse livro a um certo tempo e confesso que não tinha pretensão de ler agora, mas sabe quando um livro simplesmente te chama!? Li e adorei. História bonita e que inspira bons sentimentos e atitudes. Sua narrativa é leve, rápida e em primeira pessoa. Seus capítulos são curtos em sua maioria, deixando assim a vontade de ler sempre mais e mais (sou fã de capítulos menores, quatro a cinco páginas no máximo). O enredo se revesa entre o passado e o presente da família V (Pai: Vinicius Becker, mãe: Viviana, filhas:Valentina e Vida) e a luta do pai em reconquistar as filhas após sua dedicação praticamente total a carreira de escritor.

O livro também nos dá uma aula de como praticar a escrita e assim se tornar um escritor profissional. Além disso o autor não deixa de apresentar o lado bom e ruim de ser um escritor famoso, todas as perdas e ganhos. Achei muito interessante essa questão. O autor também destaca a diferença entre alguém que deseja fazer algo porque quer muito, se esforçar e conseguir e aquele que simplesmente nasce virtuoso e com o dom para determinada coisa.

Gostei de viajar um pouco pela Itália, Espanha e Inglaterra com a família V. Amei ver o esforço desse pai em recuperar o tempo perdido ao lado das filhas e a humildade dele em reconhecer que precisava conhecer as filhas de verdade, além de se permitir aprender com a mais velha, Valentina (16 anos) a como escrever com o coração e não só seguindo técnicas e pesquisas do que pode agradar ou não um leitor.

Penso que muitos erram, mas poucos sabem reconhecer o momento de parar e mudar para o bem de todos. O importante na minha opinião foi que o Vinicius percebeu o que realmente importava na vida dele, parou o que estava lhe consumindo e decidiu lutar pelo amor das filhas e isso fez toda a diferença. Ele se tornou um exemplo de pai, daquele que eu amaria ter.

Esse livro é para todos que tem interesse em conhecer um pouco da vida de um escritor e para todos que gostam de enredos com dramas familiares leves, mas cheios de cenas emocionantes que fazem o leitor vibrar e ficar torcendo por um final feliz. Nacional mega indicado!!!


<<<< Quotes>>>>

"Uma máquina de contar histórias - era como Salvatore o chamava. Frio, certeiro, veloz. Emoções transcritas no papel de forma científica, como se amor, ódio, pena e saudade fossem tópicos de um fichário que ele abria, selecionava e inseria com precisão nas entranhas do texto. Competente, muito competente em seu propósito de encantar." Pág. 14

"Quatro anos e meio dedicados à literatura como uma máquina, um robô programado para escrever e não amar. Escrever se tornara um refúgio para alma, o esconderijo para sentimentos que ele aprendera a não externar." Pág. 34

"A gente não aprende lendo, aprende vivendo. E a vida, por mais que uma quantidade enorme de pessoas acredite nisso, não é feita de métodos, fórmulas, dicas ou listas de recomendações. Ela é feita de sentimentos pelas pessoas que estão ao lado, ou aquelas que estão longe, mas que, só por pensarem na gente, já fazem toda a diferença." Pág. 68

"A filha era uma pedra preciosa bruta, paixão represada pelo orgulho. Uma menina que tinha o amor correndo nas veias. Com certeza, não havia sido dele que ela puxara aquele jeito." Pág. 78

"Escreve é muito mais do que uma profissão. É uma atitude de amor, de entrega ao que se quer contar." Pág. 95

"No fundo, as pessoas não compram autores, não compram livros. Compram a emoção que a história promete proporcionar. O que cada leitor quer é, durante a imersão no mundo criado pelo escritor, esquecer-se dos problemas, angústias e tragédias do dia a dia. Ou, ainda que por alguns instantes, experimentar uma vida diferente da sua realidade." Pág. 126


Espero que vocês tenham gostado de conferir minha humilde opinião sobre mais um livro lido. Espero também ter desperto a curiosidade de vocês para ler esse nacional. 
Fica a dica!!!


Obras publicadas:

2001 - O mundo de vidro - Resenha aqui!!!
2011 - Ainda não te disse nada 
2012 - O rosto que precede o sonho
2013 - Dias melhores pra sempre
2014 - A máquina de contar histórias 
2015 - Surpreendente! 




Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
Sua participação é muito importante!!!!

10 comentários:

  1. Ola, eu não me lembro de ter visto esse livro em lugar nenhum mais vou atras dele estou super curiosa para ler esse livro agora dica anotada

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a obra, mas achei interessante.
    Não tenho pretensão alguma de virar escritora, mas adoro ler esse tipo de obra! Acho fantástico.
    Adorei a resenha e mito obrigado pela dica!

    Beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline!!
    Amo esse livro, aliás amo esse autor! Maurício Gomide é um grande escritor e suas obras são sempre lindas!! Bateu até saudade é isso me lembra que surpreendente está por aqui me esperando!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tudo bom?
    Não conhecia o livro e nem o autor, mas fiquei extremamente interessada, sei com certeza que vou amar esse livro.
    Beijos, Joyce e Freitas.

    ResponderExcluir
  5. Oiee que livro lindo. Eu não conhecia nem a obra e nem o autor que legal, parece ser uma leitura bem leve e divertida. Com certeza irei ler.

    ResponderExcluir
  6. Oiee Aline ^^
    Eu também gostei bastante deste livro, apesar de ter achado o desenvolvimento dele um pouco fraco em algumas partes. Gostei bem mais de "Surpreendente!", confesso...haha' e lembro de ter lido "O rosto que precede o sonho" há muito tempo, tanto que mal recordo a história, mas ele continua sendo meu favorito do autor ♥
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline.

    Eu não tinha tanto interesse em lê-lo antes da sua resenha, mas agora quero ter uma oportunidade de logo. Ainda mais sabendo que o livro contém um dramas familiares leves, mas cheios de cenas emocionantes. Dica anotada.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi, amiga!
    Sempre vi muitos elogios ao autor, mas nunca fiquei tão curiosa para ler os livros dele. Tenho esse livro na estante, mas ainda não me animei para ler, gostei da premissa e acho que seria uma leitura que me agradaria. Vou ler!

    Beijos,

    Rafa - Fascinada por Histórias

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro e pela forma que resenhou e pelas palavras deve ser maravilhoso e com grandes lições, amo livros que nos ensinam e nos faz refletir.

    Jhenny Alves

    sussurrandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem? Gente que capa mais amorzinho. Meu sonho é ter uma máquina de escrever, acho tão fotogênica. Vi esse livro pela internet e fiquei com muita vontade de ler. Pelo enredo parece ser uma leitura bem leve. Queria um dia escrever um livro mas não sei se teria conteúdo para um livro inteiro (risos). Beijos da corujinha, Érika =^.^=

    ResponderExcluir