Opinião: Machado de Assis



Adorei entrar no Google hoje e ver essa linda imagem do Doodle homenageando o autor Machado de Assis pelo seu aniversário, se estivesse vivo ele faria 178 anos. Assim como todos conheci as obras do autor no segundo grau e diferente de muitos não li obrigada, pelo contrário depois de ler o primeiro: 'Dom Casmurro' por indicação do professor acabei me evolvendo tanto que comecei a pegar outros títulos e embarcar nas histórias críticas do autor que introduziu o movimento do Romance realista no Brasil . Vou mostrar os que já li, mas pretendo ler os demais, quem sabe um projeto para 2018??? Vou desenvolver essa ideia e falo para vocês.

Algumas frases que gosto:

“Eu gosto de olhos que sorriem, de gestos que se desculpam, 
de toques que sabem conversar e de silêncios que se declaram.” 
― Machado de Assis 

“A ausência diminui as paixões medíocres e aumenta as grandes, 
como o vento apaga as velas e atiça as fogueiras.” 
― Machado de Assis

“É melhor, muito melhor, contentar-se com a realidade; 
se ela não é tão brilhante como os sonhos, tem pelo menos a vantagem de existir.” 
― Machado de Assis

(fonte das citações: aqui)

Obras lidas:








        
Lembro de vários detalhes dessas histórias e cada uma a seu modo me marcou, mas desejo reler (pelo menos alguns) e ler os títulos do autor que ainda não li, então penso que será o máximo desenvolver esse projeto. Aguardem por mais detalhes.  E vocês leram algum desses títulos, gostaram, pretendem ler outros títulos do autor!!!??? Obrigada pela atenção. 


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!

3 comentários:

  1. Oi, amiga!
    Sempre gostei de Machado de Assis, lembro que li ainda na época da escola, Dom Casmurro e Helena e amei os dois. Também pretendo reles Dom Casmurro e ler outros livros do autor que ainda não conheço. Já viu aquela coletânea da obra do autor que vende na Amazon quero muito! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  2. Me apaixonei por este autor através do ensino médio onde estudamos um pouco da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, e através disto quis ler outros de seus livros, porém ainda não tive oportunidade, e também quero reler esta obra, pois acredito que amadureci enquanto leitura, e terei outra visão desta estória.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,o livro Dom Casmurro,foi o que mais me marcou.
    E eu tinha exatamente essa edição com a capa que nos mostrou.
    O emprestei,e não me devolveram...Um dos motivos que tenho dificuldades em emprestar os meus livros.
    Ah! Já li Quincas Borba,mas quase não me lembro do enredo. Foi no tempo da escola.

    Também adorei as frases que escolheu. Machado de Assis,sempre muito sagaz.

    ResponderExcluir