Sedução da Seda - Loretta Chase



Série: As modistas - livro 1
Autora: Loretta Chase
Editora Arqueiro
(Livro cedido em parceria)
2016 - 295 págs.

Como vocês puderam acompanhar estou com pouco tempo para ler e por isso fiquei o mês de junho todo lendo Sedução da Seda e apenas nesse último sábado, 06 de julho, consegui finalizá-lo e posso dizer que a experiência foi totalmente nova e envolvente. A tempos não me permitia ler uma história aos poucos, senti-la no seu devido ritmo, envolver-me com cenários, personagens e situação social; foi difícil desejar ler e não poder mas quando conseguia ler me deliciava com cada cena, com cada sentimento vivido ou reprimido pelos personagens. Dessa forma garanto que acabei me apaixonando e favoritando Sedução da Seda, que já tinha me fisgado com essa capa mais que linda.

A leitura fluiu bem e a narrativa em terceira pessoa me deu a possibilidade de ir desvendando os personagens aos poucos, a medida que um ia conhecendo a vida é personalidade um do outro.
A história nos apresenta um foco diferente dos demais romances de época que li até agora, ele apresenta a sociedade londrina do século XIX pela visão de uma comerciante e sua busca para manter sua filha e irmãs são e salvas. Dessa vez a protagonista não é uma mocinha virgem que sonha com um belo casamento, mas uma mulher experiente que luta para que seu talento como modista seja reconhecido e para isso faz o que é preciso; como por exemplo ir a Paris atrás de um duque e convencê-lo que o melhor para sua futura duquesa é se vestir com os vestidos produzidos pelas Noirots, vestidos esses personalizados que destacam o que a dama tem de melhor e a deixam autoconfiante para ser o mais desejam.

Encontraremos o duque de Clevedon que carrega a dor de uma grande perda na infância e por isso vive o mais livre possível, viajando pela Europa, antes de se casar com sua amiga de infância, lady Clara Fairfax. Ele que nunca entregou seu coração, encontrará um sentimento que desconhecia ser capaz de sentir quando conhece a senhora Noirot.

Será que Marcelline e Clevedon conseguirão superar todas as dificuldades que os separam e ficarem juntos??? Ou mais uma vez na vida Marcelline precisará se colocar em último plano para o bem estar dos outros, de sua família e do seu negócio!!???

Algumas pessoas que conheco acharam a narrativa um pouco lenta, mas confesso que não senti isso, claro que temos muitas partes descritivas sobre a atividade das modistas, suas paixões pelo trabalho e sua satisfação quando o vestido fica perfeito em suas clientes. Para mim esse foi um dos diferenciais mais interessantes dessa história, a autora não foca no lado fútil da coisa, mas na importância da pessoa usar uma roupa adequada que valorize o que ela tem de melhor. Além disso acompanhamos como um vestido lindo era capaz de fazer uma mulher ser vista de forma diferente na sociedade do século XVIII, principalmente em Londres onde os vestidos mais caprichadas ainda eram novidades.

Os personagens principais me convenceram em seus dramas pessoas, medos, sentimentos e me fizeram vibrar com suas conquistas e descobertas. Mas preciso destacar uma personagem secundaria que roubou a cena em vários momentos e fez rir de suas frases e confusões que se metia: Lucie Cordelia Noirot, 6 anos, vulgo: Princesa Erroll da Albânia.

A edição está maravilhosa, seguindo o padrão da editora arqueiro para romances de época. Capa linda, tradução e revisão bem feitas (não percebi nenhum erro), folhas amareladas, fonte da letra em tamanho normal e capitulos em tamanho médio, aproximadamente umas dez páginas.

Com certeza esse livro é para todos os leitores que amam romance de época, mas também para aqueles que gostam da história da moda, que gostam de história com empoderamento feminino e para aqueles que gostam de história onde a família vem em primeiro lugar. Enfim para todos que gostam de histórias bem construídas que envolvem e emocionam todos quem leem.


Levanta a mão quem gostou dessa capa de Portugal!!!

Quotes:

"O que começara como um trabalho enfadonho - um ofício aprendido na infância, por pura necessidade de sobrevivência - havia se transformado no maior prazer e alegria da vida de Marcelline. Ela não era apenas a desenhista da Maison Noirot, mas também sua alma." 
Pág. 13

"O senhor, entre todos os homens, sabe que a sedução é uma arte e que alguns de seus praticantes são mais talentosos que outros. Optei por aplicar meus talentos na costura de belos vestidos para as damas. As mulheres são caprichosas e difíceis de agradar, é verdade. Os homens, por sua vez, são mais fáceis, porém tem muito mais caprichos." 
Pág. 35

"- Por Roupas? A senhora não acha absurdo chegar a esse ponto quando as mulheres inglesas, como a senhora mesma disse, não ligam para estilo? Por que não dar a elas o que desejam?
  - Porque eu posso deixá-las mais belas do que desejam. Posso deixá-las inesquecíveis. Será que o senhor se deixou levar para tão longe das preocupações cotidianas da vida que não consegue nem entender? Não há nada neste mundo que seja realmente importante em sua vida, importante o suficiente para que deseje conquistá-lo, apesar dos obstáculos? Mas... que pergunta tola. Se o senhor tivesse um propósito na vida, estaria se entregando a ele, em vez de desperdiçar seus dias em Paris." Pág. 48

"Poucas semanas se passaram desde que a conhecera, mas parecia que a desejava havia séculos. Parecia uma eternidade, na qual vivera de sonhos, fantasias e lembranças que o assaltavam, assombrando seus dias e noites. Agora, ele se sentia vivo, finalmente, depois de passar uma vida inteira andando como um sonâmbulo." Pág. 162

"Marcelline não havia chorado daquela maneira. Nunca tivera tempo para se entregar à própria dor, cada perda significava que ela precisava agir de imediato para salvar sua família." Pág. 216

"Deus do Céu, como ele a amava! Sua autoconfiança, falta de escrúpulos, determinação, força, inteligência. Sua paixão." Pág. 279

"A vida não é perfeita. Mas prefiro  vivê-la de forma imperfeita ao seu lado. " Pág. 286


Imagem de todas as capas dessa quadrilogia de época!!!



Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!

12 comentários:

  1. Olá, Aline.
    Gostei bem mais da capa nacional. Amo vestidos de época e ainda mais azul hehe. Eu amei esse livro. Foi o terceiro livro que li da autora e estou cada vez mais fã dela. A MArcelline é um personagem muito interessante e que fez toda a diferença na história.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oiii Aline

    Já estou levantando a mão pra capa de Portugal. Lindíssima.
    Faz tempo que tenho Loretta Chase na minha lista, desde que lançaram O Principe dos Canalhas. Quero conhecer a escrita dessa autora logo, os livros parecem ótimos, as histórias são interessantes e acho que posso gostar muito, mesmo não sendo muito adepta do gênero histórico.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  3. Oi, amiga!
    Eu gostei muito desse "Sedução da Seda", mas confesso que achei sim a leitura um pouco lenta. Mas isso foi até a metade do livro porque depois desse momento eu me vi completamente fisgada pela narrativa e não via a hora de saber como seria o final!
    Adorei conhecer mais sobre o trabalho das modistas e o ponto que você destacou é muito válido. A autora mostrou como as roupas influenciavam a imagem das damas londrinas. E isso acontece até hoje..
    Adorei a resenha!
    Ps. Boa sorte com a nova rotina, Line e boas leituras!!
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gosto de um romance de época bem construído e pelo visto sedução
    da seda é desses.
    Nunca li nada da autora, mas saber que esse livro traz uma história que envolve família e o empoderamento feminino já me deixa curiosa.
    Sem dúvida essa capa de Portugal é maravilhosa.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  5. Olá Aline, tudo bem?
    Eu ameiiii esse livro!!
    Acho que é um dos melhores de época que eu ja li!
    Marceline nao é rica e nada convencional, adorei ela e o seu jeito esperto de mulher vivida! Gostei das atitudes dela e nao vi nada de lento na historia.
    A capa está divina e to louca pra ler sobre as irmas dela.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline!
    Fico muito contente de ver a resenha de Sedução da Seda aqui no LV&P, porque eu gosto muito da Loretta Chase e é ótimo ver a opinião das amigas blogueiras sobre ela e suas obras também!
    Adorei a sua resenha, e fico muito contente que tenha o livro tenha sido mais do que satisfatório :D Marcelline parece uma personagem incrível!
    E a capa de Portugal de Sedução da Seda é realmente apaixonante, simplesmente amei!
    Beijos,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, amiga!
    A capa de Portugal é linda demais!
    Como você viu na minha resenha, a leitura foi mais lenta para mim. A parte descritiva deixou a minha leitura bem arrastada, mas felizmente do meio para o final consegui me envolver mais com a trama. Espero que o próximo livro tire esse gosto meio-amargo que ficou para mim e eu volte a me apaixonar completamente pelas histórias da Loretta! :)
    Sua resenha ficou linda, amei!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Simplesmente estou apaixonada pelas capas dos quatro livros, mas a laranja me encantou demais.
    Gostei mais da capa de Portugal também rsrs
    Adoro romances de época e estou bem curiosa para ler a trama que trás essa história da moda em seu enredo. A Arqueiro sempre arrasa em suas edições.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Acho bacana um livro de romance de época focar também no profissional da protagonista ♥ Modistas naquela época era fundamentais, e apesar de ser um plano de fundo, quero muito ler

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline, tudo bem?
    Eu ainda não li nada da Loretta, mas ela sempre é muito bem recomendada por todos que tem contato com os livros dela. Eu gosto desse ponto onde a protagonista não é inocente e corre atrás dos sonhos em uma época em que as mulheres não tinham valor para sociedade. A Marcelline parece ser uma protagonista que nos conquista. Também gosto do fato da narrativa ser em terceira pessoa e possibilitar ao leitor conhecer aos poucos a personalidade dos personagens. Vou anotar a dica aqui, sem dúvidas irei ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu amo romances de época e só vejo elogios sobre essa série, mas confesso que ficaria um pouco desanimada com essa descrição em excesso também, infelizmente.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá Aline tudo bem, adorei a leitura desse livro, os personagens são cômicos, Errol filha de Marceline rouba a cena, amei essa garotinha, Bjkas

    ResponderExcluir