Favoritrando livros - Blogueiras - Parte 2!!!

Oi meus amores lembram desses posts: Opinião: O que um livro precisa ter para se tornar favorito??? e Favoritando livros - opinião das blogueiras!!! a postagem de hoje da continuidade ao tema iniciado neles, espero que leiam e gostem. Não esqueçam de comentar, ok!!!??? Como a amiga Bárbara Carollo mandou um post completo, decidi divulgar a opinião dela para vocês sozinha e no post final colocarei as outras blogueiras, ok!!!???


"Essa é uma pergunta bem difícil e para respondê-la preciso antes apontar um fato sobre mim: depois da leitura eu preciso refletir muito bem sobre ela para não agir no impulso. Já experimentei situações em que após a leitura senti como se ela fosse uma “favorita da vida”, mas depois de deitar a cabeça no travesseiro e pensar sobre ela começo a analisar a obra como um todo, deixando de lado aquela empolgação do momento. É claro que isso também pode acontecer em caso contrário, como em situações em que não gosto de um livro e, se caso não refletisse sobre todos os aspectos referentes à ele, eu acabaria por avaliá-lo incorretamente, movida apenas por minhas emoções. Então, o que um livro precisa ter para eu favoritá-lo?

 ♥ A narrativa precisa ser bem escrita, ter fluidez e envolver o leitor de forma a prender sua atenção. Não consigo favoritar um livro que, apesar de ter uma história incrível, não tenha prendido minha atenção.

 ♥ E falando em história... o segundo ponto é: o livro precisa ter uma história que me convença a querer conhecê-la. Não precisa ser necessariamente algo genial e original, afinal como resistir aos clichês? Mas, precisa trazer um toque especial, característico do autor e que me faça ter vontade de conhecer o desfecho.

 ♥ Daí vem um ponto bem importante: a construção do enredo. É muito chato quando um livro não tem nenhum clímax. É como se estivéssemos lendo uma lista de supermercado, pois é algo constante o que torna a leitura bem maçante.

 ♥ Essas são as características principais em relação à criação feita pelo autor, mas também avalio a estrutura física do livro (o que não conta muito para e-book). Avalio a qualidade da revisão ortográfica, da capa, das folhas e a diagramação como um todo.

 ♥ E por fim, há um ponto que eu tenho levado muito em consideração desde que criei o blog e amadureci minhas escolhas literárias que é: esse livro trouxe alguma informação relevante para minha vida? Ele acrescentou algo de bom para mim? Bem, esse é um ponto em que abro algumas exceções, principalmente se eu estiver lendo um livro, por exemplo, do gênero infantil. Não que os livros infantis não tragam nenhum ensinamento, muito pelo contrário, mas eu digo isso porque estou em outro momento da minha vida, com outros interesses... Mas fato é que se leio um livro destinado, por exemplo, ao público adulto e o mesmo não traz nada relevante, é impossível favoritá-lo.

Esses são as características que um livro precisa ter para eu favoritá-lo. Como somos uma constante mudança em evolução, pode ser que eu mude meus critérios de avaliação com o passar do tempo, mas acredito que todas elas são essenciais para que avaliemos uma obra de forma justa."

Bárbara Carollo do Versos e notas



Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!

4 comentários:

  1. Nossa, só a Bárbara mesmo ahahahaah...mais completo impossível! Concordo com grande parte com ela, mas eu sou das que as vezes gosta "porque sim" e nem sempre consigo explicar.
    Com o passar do tempo todos amadurecemos como leitores e eu acho isso fascinante, sabe?
    bjs e arrasou, Barbara!

    ResponderExcluir
  2. Aiii, estou super sem graça! Amiga, desculpe-me pelo testamento, mas às vezes escrevo demais.. E te dei esse trabalhão tendo que colocar minha resposta em um único post.. vou escrever menos da próxima vez (ou tentar rs).
    Enfim, espero que você tenha gostado. Tentei listar tudo o que avalio em um livro. Muito obrigada por ter me convidado e por dar espaço às minhas milhares de palavras rs. Adorei participar :)
    E Re, obrigada!!
    Beijosss,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh amiga não tem que se desculpar, amei seu depoimento.
      Estava tão completo que decidi fazer um post único =)

      Excluir
  3. Hahaha, essa gosta de falar hein, mereceu o post exclusivo.
    E ela tocou num ponto que depois de anos como devoradora de livros, estou levando mais em consideração, e isso tem influenciado e muito na escolha das minhas leituras, que é o que o enredo tem pra me oferecer e o que ele me acrescenta.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir