Reflexões sobre a Habilidade de leitura!!!


Você já parou para pensar sobre sua habilidade de leitura??? Você se conhece como leitor??? Sabe seus pontos fracos e fortes??? Sabe em qual período do dia sua leitura flui melhor??? Se preocupa com a velocidade que lê??? Costuma fazer metas de leituras e tem determinação para realiza-las???
Foi pensando nessas e em outras questões que decidir falar sobre isso aqui. Li um texto maravilhoso sobre isso no leitura.com.br e decidir trazer as dicas deles para vocês e meus comentário sobre cada dica, espero que gostem.

Ter o hábito de leitura nos possibilita compreender melhor os textos que lemos e com o autoconhecimento conseguiremos adquirir a velocidade necessária para cumprir nossas metas sem perder o que de melhor tem nos textos e nas suas entrelinhas.

1. Pratique - A leitura precisa ser um hábito continuo, fazendo assim parte da rotina.

No meu caso antes de ser blogueira lia uma média de um livro por mês e era feliz assim, já que não me sentia pressionada. Além disso raramente comprava livros, sempre os pegava emprestado em bibliotecas ou com amigos.


2. Alargue seus horizontes - Busque sempre por novos conteúdos e novos autores. Desafie-se!!!

A blogsfera me apresentou e apresenta uma gama variada de estilos literários e de novos autores. Esse com certeza foi um dos pontos altos da minha vida de blogueira.

3. Leia ativamente - Sempre que possível faça anotações, marque as partes interessantes, anote dúvidas (e se for possível troque uma ideia com o autor, faça sugestões). Em caso de séries anote os principais pontos da história para recordar quando o livro seguinte for lançado.

Hoje tenho essa prática devido às resenhas que escrevo no blog. Já tornou-se um hábito que quando leio sem um bloquinho do lado estranho.

4. Inspire-se - Quando estiver desmotivado procure ler sobre o que mais te agrada. Além disso faça metas de leitura que te estimulem a ler (clássicos, mês do chicklits, mês distópicos etc).

Nossa nem fale, eu sou a Maria das metas e hoje tento ao máximo criar metas possíveis, porque caso contrário fico mal por não consegui cumprir as mesmas. Antes costumava participar de desafios de leituras criados pelas blogueiras que conheço, mas depois percebi que não estava funcionando comigo, então decidi criar meus próprios desafios e estou feliz por estar praticamente fechando o ano com algumas conquistas (depois falo mais sobre assunto).

5. Velocidade de leitura - Encontre sua velocidade ideal, aquela que te permitirá ler ativamente mas sem perder a compreensão do texto.

Assim que entrei na blogsfera costumava participar de Booktours (se eu gostasse do livro comprava o mesmo depois) e isso me ajudou muito a conhecer o máximo de páginas que eu poderia ler em um dia de forma produtiva (de 50 a 100 dependendo da narrativa do autor e do conteúdo do livro). E a partir daí passei a ter uma noção da quantidade média de livros que eu poderia ler em um mês. Enfim passei a me conhecer melhor como leitora.

6. Prepare-se - Se você for ler sobre algo que não conhece, não custa nada pesquisar um pouco sobre o assunto, assim conseguirá absorver melhor as informações abordadas no livro.

No meu caso sempre que vou ler algum livro que tem como pano de fundo uma época distante (séculos passado, guerras etc) costumo ler um pouco sobre o assunto para assim embarcar no enredo do livro de forma mais consciente. Mesmo tendo consciência de que em muitos casos os autores só se inspiraram na realidade, mas em outros casos dá para perceber todo os trabalho de pesquisa do autor.

7. Vocabulário - Alguns livros clássicos e/ou mais complexos necessitam do auxílio de um dicionário para sua melhor compreensão. Em outros casos o leitor pode concluir o significado de alguma palavra nova pelo contexto.

8. Hora e local - Conheça seu nível de concentração porque ele será fundamental para escolha do melhor local para ler.

Algumas pessoas só conseguem ler em locais tranquilos e silenciosos. Mas outras, assim como eu, conseguem ler em qualquer lugar (seja numa fila, em transportes públicos etc). Isso acontece porque o nível de concentração é tal que o leitor consegue embarcar na leitura e esquece o que acontece em seu entorno (mas calma no meu caso eu fico com "um olho na missa e outro no padre").


9. Se você ainda não tem o hábito de leitura comece por livros fáceis - E eu mega indico romances e chick lits para quem está iniciando ou dependendo do leitor aventuras infantojuvenil.

10. Não use os lábios quando for ler - Ler é uma atividade particular dos olhos e do cérebro. Ler em voz alta ou movimentando os lábios retarda a conclusão da leitura e a deixa cansativa.

Enfim essas dicas não se aplicarão a todos, já que cada um compreende sua leitura de um jeito. Mas aconselho que cada um teste tudo que puder para se autoconhecer. Assim você poderá aproveitar melhor seu tempo de leitura.
É isso espero que tenham gostado desse assunto!!! E boa sorte na organização do seu tempo para ler tudo que gostaria!!!





Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!?

7 comentários:

  1. Oi flor,
    Tudo? Saudades daqui, estou em uma mega correria você não tem ideia, espero chegar ao final do ano inteira.
    Então adorei o post que você trouxe essas dicas são interessantes, e como você já aplico algumas, outras como anotar enquanto estou lendo, já tentei mas não consegui seguir em frente, fica tudo na memória mesmo..rsrs
    Super Beijo
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html

    ResponderExcluir
  2. Olá :)
    Como esta?
    Bacana o post.
    Eu sempre faço anotações e tento ler no lugar mais tranquilo do mundo >.<

    Beijos e se cuida
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  3. Realmente ótima dicas! Tem um tempo que não tenho mas aquele hábito de ler livros, parar e separar um tempo todo dia, metas de leitura. Preciso voltar a fazer isso e gostei muito de relembrar essas coisas atraves do seu post.
    Perfect!
    bjo


    Antigo Leitura de Ouro agora é Tá no Blog!
    andressasantostanoblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga, tudo bem?
    Desculpe meu sumiço, o fim de período na faculdade tá acabando comigo. Já decretei meu estado de zombie permanente rsrs.
    Essa dicas são muito boas para quem tem uma lista interminável de livros para ler e para blogueiros também. Como não tenho muito tempo livre, costumo aproveitar os pequenos momentos para ler: no ônibus, na sala de espera de consultório médico.... só não consigo ler em fila de banco, por exemplo, porque eu mergulho tanto na leitura que não percebo quando chega minha vez rsrs.
    Adorei o post!!
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas.. Acho otimo compnhecermos nosso limite de leitura.. Particularmente metas não funciona tão bem para mim não. Eu prefiro ler o quanto der vontade e o genero que estiver afim ao imves de me obrigar a ler tantos de tal genero por ano.
    Chick lit é uma otima recomendação para leitores iniciantes..
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas! Antes eu não conseguia ler em lugar com barulho, mas hoje acho que peguei o hábito da leitura e leio em qualquer lugar! Já anotar trechos e partes que gostei eu não consigo! Já tentei fazer isso mas acho que me perco na leitura ler que parar e anotar, então desisti dessa ideia :P
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ni

    Parabéns pela matéria, adorei.
    Eu também antes do blog lia muito mais, agora tendo que dividir o tempo entre leituras e manutenção do blog o tempo de leitura diminuiu.
    Quando a local não tenho problema. Depois que comecei a facul e precisava ler em pé me segurando com uma mão e o livro com a outra, lugar barulhento é o de menos rs.

    Beijosss Fer

    ResponderExcluir