Perfeitos - Scott Westerfeld #2


Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera
Brasil  2012
382 pág.



Li o primeiro livro dessa série Feios em outubro do ano passado e de lá pra cá confesso que a história ficou viva em minha mente e esse mês a curiosidade me pegou de jeito e decidir ler logo esse livro. Confesso que não me arrependi, até comentei antes que tinha gostado mais do primeiro, mas agora após concluir a leitura posso dizer que os dois me surpreenderam e me conquistaram. Eles apresentaram um enredo interessante e envolvente, além de um final que faz você querer pegar o próximo logo. Mas devido as minhas metas preciso segurar a curiosidade por mais algumas semanas.

No primeiro livro acompanhamos todas as descobertas que Tally faz sobre a sociedade em que vive e começamos aos poucos entender porque eles são divididos em Feios, Perfeitos, Especiais. Quando Tally conhece os Enfumaçados (aqueles que fogem para viver livre e na natureza) percebe que a vida é muito maior do que a vida que levava e decide entrar de corpo e alma na causa deles, mas para isso ela teria que ser voluntária em um experimento sem garantias de sucesso.

Nesse segundo livro encontramos Tally vivendo em Nova Perfeição e a partir daí conhecemos como é a rotina dos Perfeitos: seus belos corpos imunes a doenças, sua vida sem preocupações a não ser viver nas casas confortáveis e tecnológicas onde as paredes falam e entregavam tudo que eles solicitam; suas festas, ressacas, pílulas eliminadoras de calorias, aventuras e toda tecnologia aparentemente ao dispor das suas vontades. Mas percebemos que até mesmo entre os Perfeitos existe uma divisão social, existem os que aprontam (mantém os hábitos de Feios) e os que só querem curtir. Em qual grupo vocês acham que Tally desejará ficar??? Nessa nova fase além de Peris e Shay, amigos da época de Feios, Tally contará com o lindo Zane, líder dos Crims (elite dos que desafiavam as regras).

" Tally tinha encontrado alguém para seguir em frente ao seu lado e superar todos os acontecimentos infelizes do verão." pág. 175

Com o passar dos dias, durante uma festa a fantasia, Tally acaba passando por uma situação que a ajudará a lembrar o real motivo para estar em Nova Perfeição. A partir daí muita coisa interessante e empolgante acontecerá e a verdade sobre a sociedade "perfeita" em que eles vivem começará a aparecer.

"Tally se imaginou fazendo um discurso, contando a todos a verdade sobre a operação, lesões, o terrível preço de ser perfeito. Revelando que ser encantador significava abrir mão de pensar e que suas vidas fáceis e perfeitas eram completamente vazias." pág. 123

"Na cidade, todo mundo é manipulado. A finalidade de tudo que nos ensinam é nos deixar com medo de mudanças. Uma máquina que só serve para nos manter sob controle." pág. 352

"Fora das nossas cidades controladas, a humanidade é uma doença, um câncer num corpo chamado mundo." pág. 144

Serão muito conflitos e descobertas que farão os personagens amadurecer. Algumas amizades e amores antigos serão colocados a prova, causando assim um final surpreendente. Confesso que nesse livro Tally está mais forte, decidida, corajosa e consciente da importância de tomar decisões mais responsáveis. No final percebemos que ela tem certeza que o mundo é bem maior que tudo que ela imaginava e que o direito de liberdade deve ser algo real e para todos.

Não contei quase nada da história para não tirar a graça para quem ainda não leu, mas acredito que consegui passar a ideia geral do que pode ser encontrado nesse livro de distopia que nos ajuda a ver nossa "sociedade" de forma mais crítica. Fica a dica de uma ótima leitura para quem gosta desse estilo de livro.


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!???

12 comentários:

  1. Que bom que você gostou, eu queria saber se ele era bom...

    http://cheirinhodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bom saber que vc gostou do livro! Tenho feios e perfeitos aqui em asa mas n li ainda

    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. quero ler esse livro, mas não sei se vou curtir Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga, tudo bem?
    Fico feliz que tenhas gostado da história! Como já comentei em outra postagem sua, eu comecei a ler Perfeitos logo depois de Feios e acabei desistindo porque os sentimentos que tive ao final da leitura de Feios não continuaram...
    Mas espero lê-lo em breve e tenho certeza que gostarei também! O primeiro livro foi muito bom, gostei bastante do jeito que o autor criou esta sociedade e acho que é uma ótima crítica para nós.
    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline!!
    Nossa eu preciso muito ler esse livro, me lembro de ter terminado o livro super empolgada, assim como você ainda está fresca na minha memória a história de Feios!
    Será minha próxima leitura, assim que terminar de ler A Tormenta de Espadas.
    Beijos

    http://girlfreakbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline!
    Diferentemente de você, eu não gostei de "Feios". Li-o há exatos dois anos atrás e simplesmente não me convenceu e nem agradou.
    Ao ler sua resenha, pude perceber que a história apresentou um certo amadurecimento. E sim, eu fiquei curioso. Hehe
    Eu realmente pretendo agora ler o segundo livro e dar continuidade a série. Apenas não sei quando o comprarei.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. Tenho curiosidade de ler essa série ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Aline, gosto de distopias, mas confesso que li poucas. Tenho Feios aqui me esperando. Gosto quando numa sequência de livros os personagens vão amadurecendo e o enredo vai sendo revelado, a trama vai crescendo. Este é um livro que quero muito ler!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Essa série faz parte da pior distopia que já li. Esse é o melhor livro da trilogia, mas eu ODIEI Especiais, a leitura é muito arrastada e o livro é monótono.
    Eu realmente não curti.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline, tudo bem?
    Não entendi muito bem sobre o livro pois acredito que seja o segundo né? De fato essa coisa de perfeição que Tally entra deve ser super agoniante!
    Fiquei curiosa pela série, eu tenho aqui em casa. Lerei em breve!

    Beijocas
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi flor,
    Acredito que eu tenho o primeiro livro dessa serie na minha estante faz uns dois anos, confesso que tenho muita curiosidade de ler eles mas sabe como nossa lista de leituras e comprida e ele acaba ficando la no final sempre...affs...quem sabe esse ano eu consigo encaixar ele e finalmente conhecer essa história.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Line, vc falou tudo isso e não é quase nada? :o Eu estava louco pela série, mas ainda não tive oportunidade.
    Uma sociedade de mente pequena, que só pensa na perfeição, onde -como tem no quote- o mundo fora da perfeição é doente, podre... adorei *-*
    Super Abraço, Victor Rosa
    Encantos Paralelos

    ResponderExcluir