Razão e sensibilidade - Jane Austen

 

Autor: Jane Austen
Editora: Martin Claret
2012 - 2° Edição

233 págs

Sinopse

Este romance concentra sua narrativa nas idílicas tramas de amor e desilusão em que duas belas irmãs inglesas se envolvem - Elinor e Marianne Dashwood - quando chega a idade do casamento. À procura do amor verdadeiro, as filhas órfãs de uma família pertencente à pequena nobreza enfrentam o mundo repleto de interesses e intrigas da alta aristocracia. Marianne e Elinor representam polos opostos do universo ético de Austen - enquanto Marianne é romântica, musical e dada a rompantes de espontaneidade, Elinor é a encarnação da prudência e do decoro.

Importante destacar: "Alguns fatores diferenciam o Romance Histórico do Romance de Época, o Romance Histórico se preocupa com datas e fatos reais que marcaram a História. Já o Romance de Época, além de não se importar com datas e nem fazer referências a fatos históricos importantes, ele se preocupa em mostrar como vivia e se comportava um povo em um determinado tempo."Então razão e sensibilidade é um Romance de Época!!!
 
Foi a primeira vez que li algo da Jane Austen e confesso que no inicio estranhei um pouco a falta de ação, mas logo fui me deixando envolver com os personagens e entendendo suas personalidades, seus valores e a forma como se comportavam  diante do exigido pela sociedade da época. Assim entendi o ritmo como as coisas aconteciam e posso garanti que no fim do livro eu já estava completamente envolvida e vibrei com o caminho que o destino de cada personagem seguiu.
Agora após ler o livro e ver o filme posso afirmar que com certeza quero ler todos os livros e ver os filmes da Jane Austen.
Em razão e sensibilidade destaco alguns personagens que mais me envolveram:
Elinor Dashwood que para mim foi quem fez a historia brilhar e o Capitão Brandon com seu jeito paciente de ser que me conquistou desde o inicio. Eles souberam conter seus sentimentos da forma devida para se resguardar, mas sem se esquecer de quem eram e do que queriam na vida; além de serem ótimas pessoas e estarem sempre se sacrificando pelos outros, souberam ter paciência e no momento certo foram gratificados com a merecida felicidade.
Além deles destaco Marianne Dashwood (que em boa parte do livro me fez ter vontade de esgana-lá por causa de suas escolhas e atitudes) que apesar de toda sua imaturidade e precipitação no inicio soube aprender com os erros e tornar-se alguém admirável e que soube reconhecer tudo que a irmã tinha feito por ela ao longo da historia.
Não posso me esquecer do Edward Ferrars que apesar de ser um homem tímido e emocionalmente contido soube provar seu caráter e valores no momento correto e por isso teve um segunda chance para ser feliz, assim como Marianne.
Por fim a Sra. Jennings que entrou na historia como uma pessoa extravagante, inconveniente e por que nao dizer amante das fofocas e soube conquistar o coração de todas as pessoas e dos leitores no momento certo, quando sua pessoa foi tão essencial para o bom andamento e solução dos fatos pendentes. Posso dizer que ela foi uma querida!!!!
O que posso dizer para quem ainda não leu nada nesse estilo: leiam e se permitam envolver.
Dica: leiam entre leituras mais intensas e rápidas, tipo suspenses e distopias. Assim vocês podem relaxar e sentir como se tivessem voltado no tempo, nesse caso um tempo onde arrumar um marido era a coisa mais importante na vida de uma mulher. Umas buscavam posição social e riqueza e outras amor e felicidade. Garanto que no mínimo você terá material para pensar e refletir todo progresso que as mulheres conquistaram ao longos dos séculos!!!! Fica a dica de leitura!!!!

Outras capas:
  
Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

17 comentários:

  1. Oi Amiga!
    Eu já li dois livros da Jane Austen e gostei muito, não tem como não gostar dela. Ainda não tenho Razão e Sensibilidade, mas é um dos meus desejados e pretendo ler em breve. Adorei a resenha!

    Beijos!

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  2. Aaai, tenho esse exemplar único e quero logo começar a ler, estou louca mesmo. Sou louca, o livro tá mito novinho, veio todo embalado e fico com pena de estragar a embalagem. hahaha
    Clicando Livrs

    ResponderExcluir
  3. Tenho que parar com esse meu preconceito de achar que a capa juga o livro. Vendo essa capa a primeira coisa que veio a minha mente foi "Esse livro deve ser chato" mas depois que li sua resenha vi que estava completamente engano e lá no fundo sentir nascer uma vontade de ler o livro.
    http://encantosparalelos.blogspot.com.br/
    Super Abraço, Victor Rosa

    ResponderExcluir
  4. Amoooooooooooo Jane Austen!!! Razão e Sensibilidade é tão lindo!!! Não tanto quanto Orgulho e Preconceito mas, mesmo assim, vale muito a pena ser lido!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline!
    Eu amo a Jane Austen *-* ela é uma eterna diva, autora do meu livro favorito de todos os tempos (orgulho e preconceito) e tudo o que ela escreve merece ser livro, a mulher é atemporal, simples assim, Razão e Sensibilidade é muito lindo e é uma ótima dica mesmo de ler entre leituras rápidas e agoniantes tipo os livros de séries, deixa a gente mais zen haha adorei a resenha!
    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Jane Austen!!! Grande classico, qualquer um dos livros dela. Ela tem o dom de ser atemporal, os livros dela são tão presentes *-*. Não li Razão ainda, mas já li Orgulho e Preconceito e Persuasão!

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ah, Jane Austen. <3 Acredita que Razão e Sensibilidade eu ainda não li? Me dá uma raiva só de pensar, queria muito ler. :(
    Mas vou mudar isso em breve, Aline. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Sou doida pra ler esse livro!!

    bjoos
    http://www.porumaboaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Sou doida pra ler esse livro!!

    bjoos
    http://www.porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ótima resenha, Lili! eu tenho esse livro, ainda não li mas pretendo em breve. Da Jane Austen eu já li Orgulho e preconceito e adoooro!

    Beijos, Bi

    ResponderExcluir
  11. Eu só vi o seriado e amei essa história. De Jane Austen li por enquanto somente o famoso "Orgulho e Preconceito" e amei s2
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Line,
    Faz MUITO tempo que li esse livro, mas também gostei muito. Só achei o final mega rápido demais. Fiquei sentindo falta de um maior desenvolvimento, afinal, era uma coisa que a gente passou o livro inteiro esperando e acabou num piscar de olhos.
    As personagens são ótimas, super bem construídas. Seus impulsos, erros, e até falta de atitude, passam uma lição ao leitor.
    Eu gostei da Marianne, ela era impulsiva mas ia atrás do que queria. Por outro lado também admiro a Elinor por todo o seu altruísmo, mas ela era muito contida.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Aline!
    Ainda não li esse livro da Jane Austen. Tenho o mesmo livro físico que o mostrado acima, mas só li "Orgulho e Preconceito" e "Persuasão". Gostei do segundo e AMEI "Orgulho e Preconceito".
    Acredito que gostarei de "Razão e Sensibilidade". Talvez não tanto como gosto de OeP.
    Enfim, gostei de saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Aline, tudo bem?
    Esse também foi o meu primeiro contato com a Jane Austen e os livros dela, eu gostei bastante, mas realmente é meio diferente dos livros que estamos acostumados a ler hoje em dia. Gostei que você explicou a diferença entre o romance histórico e o de época, confesso que não conhecia e agora posso definir de forma mais fácil vários livros que já li, hehe. Então, obrigada!
    Ps.: leia Orgulho e preconceito. É ainda melhor que Razão e sensibilidade.

    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Amiga, morro de vontade de ler algo da Jane e a sua resenha me incentivou e muuuuito, mas as duas vezes que comecei Orgulho e Preconceito acabei largando, faltou coragem rsrsrs

    ResponderExcluir
  16. Nunca tive muita vontade de ler "Jane Austen" não sei o motivo.Mas,vou ter que incluir na minha lista de leitura!!!Todos falam bem então...
    Beijoos
    http://loucamenteleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Amo este livro! Li faz tempo, mas tenho vontade de ler novamente! Tem um ritmo bem diferente, mas é muito envolvente! Gosto muito!! Jane Austen é um clássico que realmente deve ser lido e compartilhado!!!

    Bjos Aline!!

    ResponderExcluir