Assassinato no Expresso do Oriente - Agatha Christie


Autor: Agatha Christie
Editora: Record
1986

189 págs

Agora virei fã da Agatha Christie, fiquei totalmente envolvida com a leitura e olhe que esse foi só o segundo dela que li. Esse desafio um clássico por mês que estou participando está me dando a oportunidade de ler livros maravilhosos.
A história desse livro acontece dentro do Trem Taurus(Orient)Express e achei muito interessante porque assim pude me sentir tranportada para a época em que esse era um dos meios de transportes mais usados, também nos é mostrado a rotina nesse tipo de viagem, a forma de vestir que diferencia cada classe social e nos é falado um pouco sobre os meis de comunicação também: cartas, mensagens datilográfadas, telégrafos, ligação de longa distancia etc. Mas isso tudo de forma introdutória.

"- Tudo à nossa volta é gente de todas as classes, nacionalidades, idades. Durante três dias esta gente, estranhos uns para os outros, é colocada junta. Dormem e comem sob o mesmo teto, não podem fuguir uns dos outros. E, no fim dos três dias, separam-se, tomam diversas direções, talvez para não mais se ver novamente.
- Do seu ponto de vista seria lastimável, concordo. Mas, apesar disso, permita-nos, só por um momento, a suposição. Então, talvez, todos que estão aqui seriam ligados por um único elo, a morte." pág. 23

A viagem de trem estava programada para três dias através da Europa. E um dos passageiros desse trem é o detetive Hercule Poirot. A viagem acaba sendo interrompida por uma nevasca e o trem para no meio do caminho sem previsão de continuar a viagem e fica totalmente incomunicável. No meio desse contratempo descobrem que um dos passageiros foi assassinado e isso causa uma tensão geral porque os mesmos não teriam com chamar a policia e por não saber quem seria o criminoso as pessoas ficam assustadas. Mas os responsáveis pelo trem, um médico e o detetive tomam a frente da investigação e depois de muitos interrogatórios e reflexão descobrem tudo antes mesmo do trem voltar a viagem.
Achei muito interessante como a sistemática de dedução lógica do Poirot conseguiu encaixar cada peça do quebra-cabeça.
Só teve um ponto que senti dificuldade durante a leitura, foi a existencia de termos em francês no meio do texto e os mesmos estavam sem tradução, vc tinha que tentar descobrir pelo contexto; gostei não, mas como minha edição é de 1986 acredito que nas edições mais atuais isso não aconteça, enfim fica a dica de um suspense policial clássico e maravilhoso.


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!


7 comentários:

  1. Minha edição também é antiga, e eu não gostei nem um pouquinho das palavras em francês, mas o livro por si é lindo.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!
    Não poderia deixar de comentar nessa resenha, amo os livros da autora e estou montando uma coleção dos livros dela, agora tá parada porque não posso comprar nada no momento, mas em breve pretendo continuar. Adoro a linguagem e a narrativa dela que é envolvente e nos deixa ansiosos em busca de qualquer pista sobre o mistério. :)
    Adorei sua resenha!

    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  3. Eu amo o Pirot e adoro o amigo dele Hastings *-* Agatha Christie é uma diva, amo os livros dela, indico O Caso dos Dez Negrinhos, o melhor que já li ^^

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho esse livro mas ainda não li!
    Mas já li outro livro da Agatha, O natal de Poirot, e gostei bastante.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro me deixou sem fôlego, simplesmente sensacional, tenho mais dois da autora para ler, e pretendo ler o quanto antes. Na minha edição que é mais atual também tem os termos em francês, acho chato, por que tb não entendo.

    bjk

    ResponderExcluir
  6. Olá ^^
    Tenho muita vontade de ler esse livro (e sua resenha me deixou com mais vontade ainda *-*).
    Parabéns pela resenha.
    E muito legal esse desafio de clássicos; realmente uma boa oportunidade para conhecer ótimas histórias ^^
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada desta autora, na verdade ;s
    mas já vi mtas amigas minha lendo e elogiando bastante
    qem sab uma hora dessas eu dou uma chance ao livro haha
    beijos

    ResponderExcluir