Academia de Princesas - Shannon Hale

Autora: Shannon Hale
Editora: Galera
Brasil 2005

272 págs.

Bem o que posso dizer desse livro que me fascinou de um jeito que hoje está na lista dos melhores, além da personagem principal MIRI ter se tornado a melhor personagem feminina de todos os tempos para mim =)
Pensei que fosse um livro bem bobinho falando de reis, principes e princesas e me deparei com um livro muito bem construido e abordando temáticas muito importantes para o crescimento pessoal de todos.

Bem o livro começa nos apresentando as terras de Asland, o Reino de Danland e a provincia do Monte Eskel e sua população e vida cotidiana. Apesar de não nos informar a data exata dos ocorridos essa fato não chega a influencia no desevolvimento da história e te faz pensar que esse tipo de coisas até poderia acontecer em qualquer época mudando alguns fatos claro.
Tudo estava na sua normalidade até que as meninas da montanha são informadas que terão que abandonar a aldeia temporariamente para ir a uma Academia de Princesas para aprender a ser "damas" porque foi decidido que a nova princesa seria daquele povoado. Não pense que a academia é um lugar belo e aconchegante, não apenas um lugar onde elas serão ensinadas e testadas para o grnade dia.
Elas ficam a mil, algumas felizes com a possibilidade de mudar de vida, mas uma em especifico MIRI fica revoltada por ser obrigada a abandonar sua familia e ter que aprender coisas que não a interessam e ainda por cima correr o risco de ser escolhida para casar com alguém que nem conhece nem gosta com apenas 14 anos, ela acha um absurdo.
Já nos é apresentado que Miri não aceitaria as coisas de forma passifica.
Na academia elas começam a sofre nas mãos da tutora Olana.
"Preciso de ordem absoluta nesta academia para conseguir transformar meninas mal-educadas em damas." Isso porque o povo da planicie se achava melhor que o da montanha.

Muito capitulos abordam essa fase de convivencia entre as meninas e Olana e confesso que teve momentos que eu quis gritas com as injustiças de Olana, mas foi ai que Miri começou a lutar e tomar atitudes para defender todas que ali estavam e a partir daí ela não parou mas de crescer e demostras seu caráter bem estruturado e forte.
Amei quando ela aprendeu a ler e perceber a magia das histórias além disso ela pegou gosto pelo aprendizado e despertou para o que queria para seu futuro.
Mais do que ser a 1° na academia e poder ser escolhida princesa Miri cresceu como pessoa e desejou que o povo da sua aldeia crescesse junto com ela. Amei perceber o quanto ela se preocupava com sua amigas, que conquistou com o tempo, ela soube ser boa na hora que teve que ser.
Enfim não quero contar todos os detalhes mas confesso que amei cada momento e fiquei fascinada pela escrita de Shannon Hale.
Esse livro vale muito a pena ser lido!!!

Outras capas: 

Bem é isso espero que tenham gostado da resenham e por favor leiam esse livro ele é muiiiito bom!!!

4 comentários:

  1. Amei a sua resenha!
    O livro deve ser muito bom mesmo.
    Gostei tanto da sua resenha que coloquei ele como desejado rsrs

    Bjs...
    http://assuntosobrelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muuuito boa a sua resenha!
    sempre acompanho as suas resenhas que são muito bem elaboradas!
    Parabéns mais uma vez pelo excelente blog!
    Beijos,

    Cauê.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, quando olhei para a capa pensei se tratar de um livro totalmente bobinho, mas, depois de ler sua resenha, mudei de ideia completamente.
    Gostei da ideia da história, parece ser bem interessante, e a Miri realmente parece ser uma boa protagonista.
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. parece ser um livro encantador e agora acho que não dei o devido valor, porque tive a mesma impressão quando vi a capa, não dei bola e não comprei, vou ver se compro para mim, achei muito interessante acompanhar o crescimento da personagem Miri. ótima dica *-*
    Amei o seu blog
    beijos
    http://patonosapato.blogspot.com/

    ResponderExcluir