Contra todas as probabilidade do amor - Rebekah Crane


Autora: Rebekah Crane
Editora: Faro editorial
(cedido em parceria)
2018 - 238 págs.
Sinopse: Skoob

Assim que o livro chegou aqui em casa fui conquistada por essa capa linda e pela diagramação interna do livro; daquelas que você lê apaixonado. Em seguida comecei a leitura e logo lembrei de um livro que li tempos atrás e que gostei muito ('O que há de estranho em mim' - Gayle Forman) mas percebi que 'Contra todas as probabilidades do amor' era diferente porque não vinha fazer uma critica as clinicas de reabilitação como o outro livro citado, o livro da Rebekah tem como maior objetivo nos mostrar como nossos traumas e dramas pessoais podem ser melhor superados quando existe principalmente: Lealdade, Coragem, Perseverança e Esperança. Achei o máximo a forma como a autora conseguiu falar de temas tão fortes como Esquizofrenia, Bulimia, Anorexia, autoflagelamento, Depressão etc com leveza. Sabe aquelas histórias que te deixam atenta e curiosa até a última página!? Foi o que passei lendo 'Contra todas as probabilidades do amor'.

Nesse livro narrado em 1° pessoa iremos conhecer Zander, uma jovem que foi inscrita pelos pais em um acampamento de verão ... só descobrimos o motivo dela ter sido mandada para lá na metade do livro, mais ou menos, porém percebemos que algo grave aconteceu com ela porque ela não consegue interagir com ninguém e faz de tudo para não sentir nada, tipo vive no automático sem ligar para nada nem ninguém. Nesse acampamento Zander conviverá principalmente com Cassie (colega de quarto), Alex e Grover. Esse quarteto conseguirá mudar pra melhor a vida um do outro, mas esse não será um processo fácil nem rápido e depois disso a vida deles não será mais a mesma.

"O Acampamento Pádua tem o prazer de recebê-los para um verão de exploração, aventura e, principalmente, de autoconhecimento. Nossa meta é levar cada um de vocês a alcançar o mais alto nível de desenvolvimento e bem-estar." pág. 07

"Cassie me pressionou tanto que eu não consigo ignorar a raiva que sinto, mas ao mesmo tempo estou triste por ela.  E o que eu quero sentir é indiferença. Quando você se importa - seja muito ou seja pouco - você sofre." pág. 65

"O trabalho em equipe torna os sonhos possíveis."  pág. 83

"As vezes, quando a vida é barulhenta demais, o silêncio se torna essencial." pág. 98

"Todos nós somos guerreiros nas nossas próprias batalhas internas." pág.100

"As vezes as pessoas estão perdidas porque têm muito medo de olhar para o caminho. As vezes as pessoas evitam a estrada por temerem o que possam existir nela. É mais fácil permanecer oculto nas sombras e só observar." pág.117 

Confesso que pulei de alegria quando o final foi o que eu estava torcendo para ser. A autora soube mostrar que nem sempre a felicidade chega através de caminhos fáceis,  mas com perseverança e determinação conseguimos tornar nossa realidade melhor e assim acabamos por ajudar quem está ao nosso redor. Existem pessoas difíceis que nos cercam e nos repelem, mas que tudo que desejam é que não desistamos delas ... esse é um do mais difíceis desafios porque o mais fácil é nos afastarmos. 

Enfim foi ótimo ler uma história onde os personagens tem seus problemas psicológicos a recuperar e estão em um lugar que realmente funciona, onde 'os grupos de conversa' exemplificam que ouvindo o problema do outro e convivendo com o outro pode-se sim encontrar força para superar os problemas.


Por fim penso que esse livro não foca apenas nas probabilidades de encontrar ou não o amor romântico, mas o amor entre pais e filhos, o amor fraternal e acima de tudo o amor próprio que faz com que tenhamos força para superar qualquer trauma e dificuldade. 

É isso meus queridos indico esse livro para todos que gostam de livros onde jovens e adultos aprendem uns com os outros e no final temos a esperança que tudo pode mudar para melhor. Fica a dica!!!




Leia também a opinião da Juliana d'Arêde do Vai lendo!!!


Obrigada pela atenção!!!
Não esqueça de deixar suas impressões nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário