Um Outono inesquecível (conto) - Babi Dewet


Conto 02 - O som dos sentimentos
Autora: Babi Dewet
92 páginas - 2015
Editora Gutenberg

Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da Babi Dewet e confesso que eu estava meio apreensiva (sempre que leio pela primeira vez autoras muito elogiadas fico assim) no inicio do conto demorei um pouco a me envolver, mas quando percebi a proposta real da autora fiquei encantada. Como sou casada com um músico sei bem como é essa paixão pela música e por todo mundo que a envolve. A autora conseguiu transmitir a magia dos sons (lembrei do filme 'O Som do Coração) e apresentar como a música pode ser transformadora na vida das pessoas. 

Nessa história conhecemos os jovens, João Paulo (19 anos) estudante do conservatório de música de São Paulo e sua paixão pela música e Ana Júlia (17 anos) estudante do segundo grau que estagiando em um escritório de advocacia para conhecer na prática o curso que irá tentar no vestibular. O caminho desses personagens se cruzam na avenida Paulista próximo ao MASP quando Ana está indo para o estágio e João está tocando na rua.

Ana começa a história não vendo sentido na música e após conhecer João ela percebe a magia dos sons, não só das músicas quanto dos sons do dia a dia. E ela que gostava de ter controle sob as coisas para não ter surpresas acabou sendo fisgada pela música e seus descontroles. E João acaba ganhando uma musa inspiradora para suas canções.

"João era apaixonado pelas pequenas coisas, pela beleza sutil dos detalhes, e por isso mesmo gostava tanto de música. Os acordes, os sons, as notas e a maneira incrível como a melodia exercia um poder imenso sobre as pessoas, não importando se o músico ou ouvinte, fascinavam o rapaz. Para ele, sons eram universais, e ele tinha certeza de que conseguiria mostrar isso ao mundo." pág.116

"Para ele, a música atingia a alma, o corpo inteiro, e não tinha como ser ignorada." pág.135 

"Ana estava descobrindo ... a felicidade repentina que a música trazia, junto com memórias boas e ruins. Nunca tinha sentido tanta vontade de chorar e rir ao mesmo tempo! E, estranhamente, aquilo parecia bom." pág.158

Os caminhos desses personagens se cruzam e eles tentam aproveitar o tempo curto que tem, mesmo sabendo que a convivência deles tinha prazo para acabar, já que a vida deles tomaria outro rumo após o outono. Mas quando algo verdadeiro nasce acabamos torcendo para que os caminhos continuem cruzados, então fiquei o conto inteiro torcendo para que eles ficassem juntos e não só no outono.

Será que eles terão um futuro juntos ou serão apenas recordações boas um do outro. Leiam e descobrirão. Apesar do público alvo não ser para a minha idade achei interessante acompanhar esse casal de personagem e as mudanças na vida deles. A narrativa em 3° pessoa fez a história ficar fluida e rápida. Fica a dica =)


Capa do livro:

Autoras:

Link do conto anterior:


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!

16 comentários:

  1. Aline,todo livro que de alguma forma envolve música, me interessa.
    Digamos que praticamente todos os dias ligo o rádio, ou uso algum aplicativo no celular para ouvir as músicas que gosto.
    E que bom que o personagem João Paulo,fará com que a Ana,descubra o sentido da música. Bem,assim espero!
    Só lendo mesmo para matar a minha curiosidade.
    E espero que esse sentimento continue mesmo depois do outono. Aliás, que fiquem juntinhos! 💖

    ResponderExcluir
  2. Sempre quis ler este livro, e este ano tive a oportunidade, e confesso que este foi o meu primeiro contato com a escrita da autora e fiquei completamente feliz com está estória, e de todos os contos na minha opinião este foi o melhor, e esta jogada de narrativa em terceira pessoa foi o que deixou a leitura ainda mais entusiasmada e envolvente. Também amo música, e esta conexão do quanto este ritmo pode deixar nossa vida ainda mais interessante, e feliz, foi o que me fez envolver, e sentir empatia por estes personagens.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, amiga!
    Sempre tive muita curiosidade de ler algo da Babi Dewet, mas a oportunidade ainda não apareceu. Gosto muito de livros que envolvam músicas acho que a trama traz um pouco mais de sensibilidade. Não costumo ler contos, mas essa premissa me deixou curiosa. Ainda que der vou investir na leitura.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline.

    Eu não li nenhum li das autoras que escreveram este livro. Principalmente a Babi. Mas pela sua resenha o conto parece que consegue envolver o leitor. Quem sabe algum dia eu tenha oportunidade de lê-lo e tirar minhas próprias conclusões.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oiiii tudo bem??

    Nunca li nada dessa autora, mas fiquei bem curiosa com esse conto, realmente a musica mexe bastante com as pessoas.
    Fiquei curiosa pra saber o desfecho.
    Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  6. Legal a proposta desse livro. A capa também é uma fofinha.
    Não conhecia o livro mas gostei de conhecer ele aqui no seu blog.
    Sua resenha está muito boa e me deixou bem curiosa.
    Obrigado pela dica.

    Beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi tudo bem?
    Eu já li todos os contos desse livros e esse foi um dos meus favoritos ver a aproximação dos dois durante o dia a dia é muito fofo de ser lido.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ah esse conto é lindo, Adoro a escrita da Babi, Já leu a séria Sábado a noite? é maravilhosa.

    Amei a resenha

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Também tenho receios de ler sobre autores bem prestigiados, mas vou na cara e na coragem haha Ainda não li nada dela, mas conheço-a muito por causa da blogosfera, e esse conto junto com um livro é meu desejado tem um tempinho. Gostei de você trazer a resenha de conto separados, e fiquei bem curiosa do que esperar haha Adorei <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei desse conto, e foi meu primeiro contato com a Babi Dewet. Os personagens são bem legais.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  11. Oiii, eu estou com esse livro há um tempo na mão para ler, ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre os contos, mas depois de ler sua resenha, acho que preciso ler ele e logo!!! Parabéns por escrever uma resenha tão gostosa! Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Aline
    Ainda não conheço a escrita da autora, alias de nenhuma delas. Porém, tenho muita curiosidade. Gostei desse conto e fico feliz que tenha aproveitado mesmo com um começo mais parado. Espero ler o livro um dia.

    ResponderExcluir
  13. Nunca me senti interessada o suficiente para procurar saber mais dessa obra! Que infelicidade a minha por ter feito isso! Pelo menos esse conto passou uma premissa interessante. Procurarei ler futuramente!

    ResponderExcluir
  14. Cara eu amo esse livro eu ja li ele e é muito bom amo essa autora, já li outros livros dela S2

    ResponderExcluir
  15. Que livro mais fofinho, adorei!
    Curto muito histórias que falam sobre as estações do ano, amores e desencontros que se passam entre elas...

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oiee Aline ^^
    Eu também fico um pouco receosa quando vou ler algo de alguém cuja escrita o pessoal elogia muito. Cheguei a ler um dos livros da Babi e gostei bastante da escrita dela, então estou muito animada para ler seu conto neste livro. Fico feliz em saber que gostou :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir