Será que os blogs estão com os dias contados!!???



Confesso que nunca me preocupei se um dia os blogs (literários) teriam fim ou não, mesmo que esporadicamente alguma blogueira tocasse no assunto. Mas nos últimos meses senti na pele algo que me fez refletir muito sobre o assunto. E me fez perguntar a mim mesma como seria minha vida sem meu blog e sem os blogs de vocês.

Eu que sempre fui uma apaixonada por blogs e hoje me vejo sem tempo para visitar de forma verdadeira e participativa dos mesmos. A correria da vida está enorme (trabalho, treino boxe, cuido da casa, do marido, da mãe e de mim mesma) e quando acabo todas as obrigações e responsabilidades  é que vou pensar no blog, nas leituras e também no descanso (vendo uma série ou um filme). Isso tem me deixado sempre na berlinda 'O que faço? Atualizo meu blog, visito o blog das meninas, leio ou faço outras coisas!!??' Além disso quando decido ler e fico quietinha para embarcar na história acabo cochilando. Como vocês viram na postagem anterior estou com várias leituras iniciadas e meu rendimento por semana/mês está bem baixo, sinceramente preciso organizar melhor meu tempo para poder voltar a movimentar meu blog, comentar no de vocês e claro ler mais do que estou lendo atualmente.

Em relação ao fim dos blogs, não faço ideia se eles acabarão mesmo um dia, mas observei que de seis anos para cá o número de visualizações e comentários, de uma forma geral, só fez cair. Isso é triste porque vejo blogs lindos e bem escritos com pouquíssimos acessos. Mas é isso enquanto a blogsfera existir estarei dando o meu melhor e aproveitando o máximo possível dos blogs amigos. E se um dia ela acabar mesmo tentarei me adaptar à nova forma de compartilhar meu amor pelos livros. É isso meus amados, vamos que vamos!!!



Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!! 
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!

20 comentários:

  1. Olá, Aline!

    Isso é algo em que também tenho pensado. Amo alguns blogs que são muito especiais para mim, mas a correria do dia a dia me impede de visitar todos eles e comentar. Têm vezes que visito alguns deles num dia, mas acabo não conseguindo comentar, por mais que queira porque me falta de tempo. Já aconteceu de eu ler uma resenha numa semana e só comentar duas semanas depois, tal é a minha falta de tempo ultimamente. :(

    Não consigo me imaginar sem os blogs. Seja o meu ou das blogueiras e blogueiro que admiro. Não acredito que me adaptaria aos canais do Youtube. Só existe um canal que amo e acompanho. Os outros não me despertam qualquer interesse. Já tentei assistir os vídeos de resenhas, mas tirando o Ler Antes de Morrer, não consigo gostar desse modo de ver uma resenha. Eu preciso das palavras escritas. Não é uma escolha. Simplesmente necessito de resenhas que eu possa ler. Assistir resenhas não é a mesma coisa para mim.

    Me reorganizei para tentar publicar pelo menos três vezes na semana em meu blog. Às vezes eu passava mais de uma semana sem aparecer no meu próprio blog! Tive que dar um jeito nas obrigações do meu dia a dia para mudar isso.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso muito parecido com vc.
      Vc esqueceu de deixar o endereço do seu blog para eu visitar 😭

      Excluir
  2. Nossa, tenho reparado isso e só vai fazer 4 anos que estou na blogsfera....Os comentários e visus tem caído vertiginosamente e muito pouca coisa se pode fazer para mudar isso....as pessoas as vezes preferem ver a ler...Percebo que muitos blogs ficaram só com os canais...eu já tentei vídeo mas sou uma negação para edição então eu perco tempo.....sou mais de foto, vc vê que eu me empenho nas fotos do blog.....Mas penso que vai chegar um dia que até mesmo o face tá com poucas vizualizações....As redes sociais tem feito de tudo para ficar só com as "empresas"...ou seja, os posts dos pequenos blogs quase não são mais vistos.
    Eu sigo firme, tento me organizar antes, o que sai sai programado, se não não consigo, é trabalho de 44 h na semana igual escravo, casa, marido, pets...tenho tentado me planejar mais e já consegui uns 15% apenas, mas sigo firme...
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem amiga, essa correria do dia a dia. Mas vc me inspira pq consegue ler bastante, mesmo com a rotina sobrecarregada. Beijos

      Excluir
  3. Oi amiga.
    A correria do dia a dia deixa as coisas bem complicadas pra vida da blogueira. Minha rotina é tensa: casa, marido, filho, faculdade, eu,família e trabalho que praticamente é jornada sem descanso já que sou professora. Mas uma coisa é certa e digo por experiência, mesmo que eu fique semanas sem atualizar, o meu cantinho vai se manter porque eu sinto falta do meu espaço, mesmo sabendo que as visualizações tem enorme queda quando me afasto e o retorno é difícil vou seguir insistindo porque amo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga
    Infelizmente, nossa correria de cada dia acaba atrapalhando mesmo (tanto pra visitar os blogs dos amigos quanto para escrevermos nos nossos blogs). Também tenho percebido que a visitas e os comentários caíram bastante, o que desanima às vezes :/ E pensar que a blogsfera, em especial a literária, pode vir a acabar algum dia dá até um friozinho na espinha :S
    Mas acho que a gente vai conseguir dar um jeito, seja visitando mais blogs (e recomendando esses blogs), escrevendo em nossos blogs sempre que possível, e coisas assim. É uma atividade tão prazerosa escrever no blog que eu não me vejo sem fazer isso (apesar do corre-corre).
    Enfim, espero que os blogs não acabem nunca!

    Beijinhos e ótima semana.

    ResponderExcluir
  5. Oi, amiga!
    Fico feliz que você tenha trago nossa conversa aqui no blog e acho que vou levantar essa bola no meu também, porque está cada vez mais difícil manter os blogs literários..
    Vamos nos adaptando à modernidade e tentando inovar para que nosso cantinho não acabe.
    Beijos!

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olha, as vezes dá realmente vontade de desistir. Não apenas pelo fator "falta de tempo", mas também porque existem muitos "circulos fechados de amizades certas" que as vezes se faz preciso entrar pra conseguir certas coisas ou melhor, ter um bom QI(Quem Indica).
    Isso desanima sim, mas eu decidi fazer um blog pra mim. Como se fosse um diário. E se tiver visualizações?! Que bom! Ficarei super feliz. Senão, vida que segue. Ler os livros que eu quiser, quando eu quiser e dar a opinião que eu achar a certa...
    Enquanto me fizer feliz, estarei aqui. Firme e Forte! :D

    Beijinhos!!!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Adorei o post!
    É uma grande reflexão a se fazer, inclusive, eu mesma já me questionei se queria mesmo continuar blogando, tendo em vista minhas milhares de tarefas diárias, mas, eu amo tanto tanto tanto ser blogueira que sempre arrumo tempo para postar/ler/visitar blogs amigos... Inclusive, já deixei até de ir fazer as unhas para finalizar leitura e postar resenha.
    Amo demais meu trabalho e hoje em dia não penso mais em abandonar meu projeto literário.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Apesar de tudo, ainda acho que os blogs não vão acabar. Por mais que pareça que o YouTube é o futuro, tem hora que a gente simplesmente não pode dar play num vídeo. Fora que eu ainda prefiro ler posts. Mas acompanho vários canais também.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Acredito que essa seja uma preocupação de muitos, principalmente por causa do sucesso dos youtubers. Mas eu não acredito no fim dos blogs. Por causa da correria do dia a dia às vezes fica bem difícil ser ativa no blog, mas a gente tenta.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  10. Oie, também tenho esse preocupação, fiquei pelo menos um semana sem mexer no blog e senti falta de mexe dele e atualizar. Depois de uma semana decidi que devemos ficar com que realmente gostamos. Comprei uma agenda e comecei a me organizar com o blog e outras redes sem atrapalhar minha vida pessoal ou me deixar muito cansada. Porém atualmente vejo que muitas pessoas preferem ver videos mais sem ah alguém procurando informações atraves dos blogs.
    Resumindo se você se organizar consegue deixa o blog em dia.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi, amiga!
    Nunca parei para pensar sobre o assunto, mas assim como você tenho percebido uma queda no interesse do público, mesmo assim decidi continuar me dedicando ao meu blog porque é uma coisa que amo fazer. Tenho momentos que meu rendimento cai um pouco também devido aos outros compromissos da vida, um sonho seria viver do blog, mas como isso ainda não é possível vou seguindo da forma que dá porque sou apaixonada pelo mundo literário! Continue também porque amo esse cantinho aqui! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  12. Oiii, acho que essa é uma pergunta que todos nós blogueiros estamos nos fazendo... Acho que as formas de divulgação estão sendo adaptadas, mas como vc ainda existem muitos que preferem a leitura de um blog a outro tipo de rede social... Eu procuro não pensar tanto, acabei invadindo as outras redes sociais, tentando estar aqui e ali, mas o blog já me trouxe tanta coisa boa que acho que lutaria uma guerra para não deixá-lo morrer!

    ResponderExcluir
  13. Entendo a sua preocupação e é muito triste ver essa plataforma decaindo, mas espero que nunca acabe, pois vamos ficar aqui até o final, amo ser blogueira e amo apreciar o trabalho de outros bloguinhos. <3

    Beijos,
    Livros que Li

    ResponderExcluir
  14. Oi tudo bem?
    Também tenho a mesma preocupação, afinal eu amo a blogosfera mas vejo cada dia mais ela se decaindo ou apenas os blogs que já estão a bastante tempo no "mercado" recebendo visualizações quando na verdade deveríamos dar chance aos blogs pequenos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Infelizmente a falta de acesso aos blogs com escrita de qualidade está mesmo caindo. Creio que seja o desinteresse do público leitor e sua atual mania de ler tudo superficialmente. Espero que os blogs não acabem, afinal, eu amo passear pela blogosfera...

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Sou apaixonada por blogs, e sou bastante ativa entre eles principalmente em relação a comentários, porém com tantas redes sociais, acredito que uma se sobre ponha a outra, como por exemplo o sucesso dos instagrans, a pessoa faz muito sucesso por esta rede social, mas no blog não tem visualização, e por isto acaba imigrando. Eu nunca irei larga os blogs, e quero que continuem sempre crescendo, e que nunca chegue ao fim.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Não deve ser nada fácil manter um blog.
    Estar sempre atualizado, e com ideias novas para as postagens.
    Eu espero sinceramente que os blogs não terminem. Muitos blogs me ajudaram e ajudam a esquecer até mesmo dos meus problemas.
    Mas por outro lado ,participo de alguns há um tempo, e muitas meninas estão se sentindo cansadas mesmo.
    E já houve desistências... Uma pena!
    Mas acredito que tudo ficará melhor! ❤

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu não sei se os blogs vão acabar, mas espero que isso demore muito. Eu amo o que faço e não me vejo longe dele. É cansativo fazer todas as coisas da dia a dia e ainda ar conta dele, mas a gente dá um jeito.
    Amei o seu texto.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir