Como me organizo!!!???

(Fonte imagem: Google)

E ai meus amores como estão nesse feriado de carnaval!!??? Espero que ótimos, seja lá o que vocês estiverem fazendo que seja algo que gostem e deixem vocês felizes e principalmente ao lado de pessoas queridas. Como não vou brincar carnaval vou aproveitar para atualizar o blog e fazer algumas postagens. Por isso, a pedidos, hoje vou falar um pouco sobre como faço para organizar meu dia-a-dia.
 
A primeira pessoa que vi falando sobre esse assunto e que  me deixou empolgada para tentar fazer foi a Inara do Casinha arrumada que se inspirou na Fran do Morando sozinha. O blog delas é maravilhoso, caprichado e com dicas práticas em várias áreas da vida. Vale a pena fazer uma visita, fica a dica!!!

Então vejam aqui a postagem que fiz na época: Caderno de organização 2013  ela falava basicamente de um caderno que deveria ser usado diariamente para ajudar a criar o hábito da organização e reunir tudo em um mesmo lugar para facilitar sua vida. Tem gente se faz esse controle em agendas, planners e em tabelas mas não funcionam comigo =/
 
Dessa forma você precisa escolher um caderno de preferência pequeno, porque a ideia é que o mesmo te acompanhe para todo lugar, para que assim vc possa manter o mesmo sempre atualizado quando surgir uma ideia ou lembrar de algo que está pendente. 
 
Originalmente dividi o meu caderninho em 8 categorias: caixa de entrada (lista de tudo que eu tinha para fazer no dia seguinte), tarefas (atividades que eu tinha para fazer mas que ainda sem data predeterminada), rotina (listar o que normalmente é feito pela manhã/tarde/noite), wishlist (separar as coisas que se quer e das coisas que precisa - nem sempre é fácil perceber a diferença), projetos, blog, cursos/ emprego e finanças (vc sabe quanto gasta???). Enfim as categorias serão estabelecidas de acordo com sua rotina.
 
Confesso que até tentei por um tempo, mas achei bem chatinho ter a obrigação de escrever todo dia e depois de um tempo parei de fazer. 
Esse ano após avaliar o que tinha dado certo no caderno anterior e o que não tinha funcionado, decidi voltar mas com um caderno e uma agenda, divididos da seguinte forma:
 
No caderno coloco praticamente tudo relacionado ao blog, por exemplo:
 
Lista de autores parceiros - inicio parceria e livro (assim posso fazer um controle e ler na ordem em que fechei parceria com eles, evitando que se acumulem).
 
Lista de livros a receber - seja os de parceria, ganhos em sorteios ou comprados (muitas vezes são tantos que me perco).
 
Desafio de leitura de domingo - estou colocando todo acompanhamento dos livros que leio dentro do projeto, interessante acompanhar meu progresso em livros muitas vezes esquecidos na estante.
 
Programação mensal das postagens no blog - sempre que tenho uma ideia de postagem anoto aqui, além das postagens relacionadas aos parceiros (para não esquecer) etc.
 
Ideias para o blog - nessa parte fico divagando, analisando o que pode melhorar, o que quero manter, ideias para futuras postagens etc.
 
 
Na agenda: 
 
Todo inicio de mês faço uma lista de atividades que preciso realizar, seja relacionada a organização da casa, médicos, cardápio alimentação e ou cursos que desejo buscar informações etc. Caso não consiga concretizar tudo repito o item no mês seguinte.
 
Diariamente (ou quase, tem dias que não tem nada demais) listo o que preciso fazer tipo: ir academia, ir mercado, colocar roupas na máquina etc.
 
Também listo algumas coisas relacionadas ao blog, tipo: Enviar email editora, blogueira, sorteados etc. Além claro de listar os blogs que preciso ou desejo visitar e comentar naquele dia.
 
E então o que acharam!!!??? Já fazem algo semelhante!!!??? Me falem, ok!!!???
Tem muitos blogueiros, livros e páginas interessantes sobre o assunto, então fica a dica!!!  

(Fonte imagem: Google)

Um livro que li e amei sobre organização, e que aos poucos estou colocando em prática, foi Vida organizada. Acredito que se gostamos de determinado assunto devemos buscar o máximo de informação e testá-las para ver se funciona dentro de nossa realidade. Sei que ainda estou longe de ser uma pessoa organizada, mas do jeito que estou fazendo está funcionando e isso já me deixa feliz e com a sensação de estar aproveitando o máximo possível meu tempo livre.
 
Espero que tenham gostado da postagem e que experimentem para ver se funciona com vocês. Caso não funcione tenho certeza que vocês conseguirão bolar ou encontrar um outro meio que facilite seu dia-a-dia e melhor aproveitamento do tempo. 
 
Boa sorte amores e me falem depois se fizeram, se deu certo etc.

(Fonte imagem: Google)


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!

10 comentários:

  1. Pois é, eu já li muito post sobre o esse tal caderninho de organização inspirado no blog morando sozinha. Confesso que achei desnecessário, já que eu posso usar os meios tecnológicos sempre em mãos e mais acessíveis....mas me enganei. Algumas das coisas citadas acima eu já faço, só que as informações ficam 'espalhadas' em planilhas no notebook, no bloco de notas no ipad, e outras coisinhas no celular, no final das contas eu até desanimava de buscar tal ideia ou o plano preparado porque nem lembrava onde estava.
    Então esse ano decidi fazer diferente e aderi ao caderno que tem alguns dos itens que você citou: caixa de entrada, wishlist, editoras parceiras...
    Mas é agora em fevereiro que realmente ele está sendo colocado em prática, no final do mês vou avaliar os resultados.
    Ótimo post amiga.

    Beijos
    www.leiturasdapaty.com.br

    ResponderExcluir
  2. Hello Aline!!!
    Para mim organização é essencial! Nossa, a gente já corre demais e se não manter as coisas anotadas eu esqueço tudo e depois quando eu lembro já é tarde demais!
    Eu não gosto muito de usar caderno, pois fico fora o dia todo, se eu tiver uma ideia e quiser anotar teria q levar o caderno comigo sempre.
    Eu mantenho planilhas do google mesmo e com isso me organizo de qualquer lugar, eu acho mais prático.
    Não conhecia o blog Morando sozinha, lembro do livro mais ou menos que foi feito um livro ne?! Foi ate bom você comentar, pq vou la aprender umas dicas.
    Bom descanso no carnaval.
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline, tudo bem?
    Nunca consegui ser uma pessoa muito organizada, sempre achei muito chato esse negócio de rotina e ter que seguir o que está escrito em um caderno (signo de sagitário tem uma parcela de culpa nisso). Porém, ano passado comecei a trabalhar em uma empresa de camisaria e lá tudo precisa ser organizado nos mínimos detalhes e foi aí que comecei a me organizar melhor.
    Com o blog eu também tenho um caderninho com ideias, livros lidos e coisas que preciso enviar, seja pra parceiros ou etc.
    Enfim, adorei sua postagem.
    Beijos, http://lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi flor, eu adorei sua postagem. Eu sou uma pessoa pouco organizada, não consigo, por mais que tente fazer com que tudo saia conforme eu planejei, mas algumas coisas eu esqueço mesmo. Então acho que sua postagem vai ser muito útil. Vou usar algumas das suas dicas e comprar um caderno para mim. rs
    Adorei de verdade as dicas.
    Beijinhos

    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu também tenho um caderno onde costumo me organizar com o blog, mas não é exclusivo para ele, já que nesse espaço também organizo coisas do meu dia-a-dia e acho muito mais fácil dessa forma. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana todos os seus métodos para se organizar, confesso que vou pegar algumas dicas para meu dia-a-dia, pois sou péssimo em organização e acabo não fazendo o que quero num dia. Abraços, Aline *-*

    ResponderExcluir
  7. Oi, amiga!
    Adorei o seu post! Eu sempre gostei de organização, sempre fui dessas que anota tudo e faz milhares de listas, antes usava uma agenda normal ou caderno, mas sempre acabava deixando alguma tarefa esquecida ou não ficava tão organizado como gostaria.
    Esse ano decidi investir no Planner e foi uma das melhores compras que fiz, ele é ótimo porque dá para programar a semana e o mês todo e não fica nada perdido ou esquecido. Ainda vou fazer um post sobre ele e sobre o assunto lá no blog. :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  8. Eu sou péssima em organização e agora que comecei a trabalhar, aí é que tudo virou de cabeça pra baixo mesmo kkk
    Já tentei muitas formas para me organizar, agenda, planner, etc, mas nunca dá certo :(
    Vou tentar essa tua ideia de dividir em agenda e caderninho pra ver se eu consigo me adaptar.
    Parabéns pelo post, eu gostei muito :D

    Beijos
    www.colecionandoprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
  9. Sou péssima com organização, nem mesmo com agenda consigo me manter,mas esse ano eu vou tentar mudar, tentar só. LOL

    ResponderExcluir
  10. Nossa adorei esse post! Sou uma pessoa muito organizada e adoro sempre saber mais dicas sobre organização. Eu organizo tudo, tenho um caderninho para marcar tudo o que tenho que fazer nos dias, tenho outro caderninho tambem que marco as minha leituras, a nota que dei.
    O primeiro video de organização assim que eu vi foi o Fran, e é muito legal saber que tantas pessoas assim se inspiraram nela para começar se organizar.

    ResponderExcluir