Ligeiramente Escandalosos - Mary Balogh

Os Bedwyns 3
Autora: Mary Balogh  
Editora: Arqueiro
(Cortesia) -  2015
287 págs

Resenhas anteriores: 

A cada livro que leio dessa série fico mais apaixonada pela escrita e pela forma como a Mary Balogh desenvolve sua história. Ela consegue escrever com humor, além da presença de todas as características comuns aos romances de época, a autora não perde a oportunidade de nos apresentar, mesmo que de forma breve, a realidade das mulheres dos séculos passados. Ela nos lembra que as mulheres não tinham direito à liberdade nenhuma, eram como propriedades dos pais, depois dos irmãos e por fim do marido (quando casavam) eles eram senhores de seus destinos. Eram poucas as que tinham sorte de casar por amor e ter um companheiro ao invés de um marido autoritário. 
Além disso a autora chama a devida atenção para a forma como pessoas especiais e diferentes eram tratadas pelos seus familiares, quer dizer, eram isoladas em hospícios e pronto. Poucas eram as famílias que tinham a sensibilidade e coragem de aceitar a convivência com o parente diferente e incomum.

"Temos a tendência de ver as pessoas com capacidade física e mental diferente como se fossem criaturas dignas de pena, com defeitos ou incapacidades. Nós a chamamos de aleijados e de idiotas. Nós os encaramos a partir de nossa perspectiva limitada." pág.196

Quem acompanha essa série sabe que os Bedwyns apesar de serem nobres da mais alta categoria e influencia na sociedade, não são comuns e tem suas próprias regras, entre elas o destaque para o casamento por amor (mesmo que seu escolhido não seja da mesma classe social) e ser fiel a esse sentimento e relacionamento enquanto viver. Eles são quatro irmãos e duas irmãs. 

Nesse livro acompanharemos a história de Freyja, a irmã mais velha de 25 anos, solteira e que tem dificuldade de confiar e amar alguém devido suas desilusões do passado. Ela tem um gênio forte, é competitiva, impulsiva e conhecida pela sua excessiva sinceridade, além de amante da liberdade e da justiça.

"E desde quando tinha medo de contar a verdade ou de admitir uma pequena indiscrição? Freyja nunca fingira viver sob o mesmo código de conduta que massacrava as outras damas." Pág. 110

Um dos pontos que mais amei nesse livro foi que todos os personagens dos livros anteriores, juntamente com os irmãos Bedwyns que ainda terão seu livro publicado estão bem presentes nessa história, ou seja a história é bem rica de personagens e enredo.

Não vou falar muito do enredo desse livro, já que é o terceiro da série, mas posso falar que nessa história Freyja que não deseja se casar conhecerá um homem, Joshua Moore, o marquês de Hallmare, 28 anos (que tem as mesmas pretensões que ela e não deseja deixar sua vida de solteiro de lado) em uma situação bem escandalosa e seus encontros seguintes também serão bem polêmicos e cheios de confusões e mal entendidos.  E isso fará com que eles acabem bem comprometidos.

"O marquês de Hallmere podia ter - e sem dúvida tinha - várias características desagradáveis, mas ao menos não era sem graça como os outros rapazes." Pág. 43 (Ele era lindo e a desafiava).

"Estava totalmente à mercê dela. Gostava dela e ainda não se cansara de sua companhia. pelo contrário, achava a conversa, a inteligência e a espiritualidade dela tão estimulante. E a achava muito atraente." Pág.128 

"Era estranho que se sentisse tão contrária à ideia de se casar com Joshua, pensou Freyja. Não que ela não quisesse se casar com ninguém. Ela queria. E já tinha 25 anos. Joshua era um homem bonito, charmoso, espirituoso e atraente, e gostava do mesmo tipo de atividade vigorosa ao ar livre que ela." Pág. 152

Depois de um tempo de convivência Lady Freyja e o marquês Hallmare acabam tendo a oportunidade de se conhecerem melhor e quando ele se vê encurralado por uma marquesa megera (tia dele) a casar com sua prima, decide propor a Freyja um noivado de mentira, para fugir da situação. Ela sabendo dos motivos dele aceita pelo prazer de enfrentar a marquesa do mal. Afinal "Ninguém supera a altivez dos Bedwyns!" Pág.184

Assim tudo começa a ficar mais empolgante porque eles acreditam que conseguirão um motivo para por fim no fingimento poucos dias depois, mas sempre acontecerá algo para adiar a ruptura e nesse tempo eles irão se conhecer verdadeiramente e perceber que são bem mais do que o outro imaginou.

O Encontro das famílias se dá de forma divertida e maravilhosa, exceção a marquesa megera (pense numa pessoa que odiei, amei o final que ela teve) que tentará de todas as formas reverter a situação. Garanto que mesmo quando sentimentos novos e fortes começaremos a nascer no coração de Freyja e Joshua, eles não se entregarão porque são teimosos e cabeças duras.

Adorei conhecer todos os personagens desse livro além de rever e saber como os protagonistas dos outros livros estão, posso dizer que cada um a seu modo me deixou mais curiosa para os próximos livros. Me arrisco a dizer que esse livro foi o que mais focou na família, nos relacionamentos e na responsabilidade que cada um tem na felicidade de todos que estão ao seu redor (principalmente nessa época) Para quem leu: adorei a sensibilidade e o amor com que Joshua tratou o caso das primas Prue e Constance, se não fosse a postura e decisão dele, elas não teriam a oportunidade de ser feliz ao lado de quem amavam devido às convenções sociais.

Venha você também conhecer um pouco mais dos Bedwyns em Ligeiramente Escandalosos e torcer por um final feliz desse casal tão igual e diferente ao mesmo tempo que nunca viverão o tédio se ficassem juntos. Fica a dica de mais um ótimo Romance de Época lançado pela editora Arqueiro!!!



Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!?

14 comentários:

  1. Oi Aline!
    Não vejo a hora de ler esse livro! Estou muito curiosa com a história \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Concordo com você. O que mais me encanta nos romances de época e nessa série é como a autora retrata como era a sociedade para as mulheres. Estou muito ansiosa para ler esse livro, a Freyja é uma das personagens que mais ansiava rs
    Que bom que gostou tanto, eu também amo essa série.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi! ^^
    Tudo bem??
    Ainda não conheço a série muito provavelmente porque romances de época não me atraem. Mas basicamente por conta de serem romance..
    Pela sua resenha a história parece ser interessante, mas não sei se o suficiente para eu sair da minha zona de conforto para ler.

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline, tudo bem?
    Eu adoro quando você vem resenhar os livros dos romances de época. Você fala com uma paixão diferente.
    Eu não me lembro de ter lido nada assim. Eu até tenho um ou dois sobre o gênero, mas ainda não os li. Cada vez que você fala deles a curiosidade aumenta.
    Estou quase me rendendo. hahaha
    Vou comprar os livros que faltam pra completarem as minhas coleções e acho que vou me aventurar com os Bedwyns.rs
    Gostei muita da sua resenha. Parabéns pela sua opinião sincera.
    Beijinhos

    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá! Ainda não li nada sobre a série! Gostei da premissa desse livro, por ter um enredo diferente, a moça não segue as regras da sociedade da época e nem ele, acabam se juntando para enfrentar a situação...isso que foi mais legal, espero ter a oportunidade de ler logo. beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie! Ainda não li nenhuma obra da série, mas não é por falta de interesse e curiosidade, hahah. Já li algumas resenhas de Ligeiramente Escandalosos e fico cada vez mais louca para conhecer a história e adentrar o mundo dos romances de época, já que nunca tive experiência com tal. Adorei sua resenha e espero poder ler a série em breve. ♥

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bom?
    Essa é uma série que tenho muita vontade de conhecer, mas não li nenhum dos livros ainda. Gosto desse divertimento e da temática mais familiar que essas histórias tem. Espero ter a oportunidade de ler esses livros em breve.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga! Tudo bem?
    Já faz um tempinho que li "Ligeiramente Casados" e lembro que a leitura não fluiu muito bem. No entanto, você e outras amigas blogueiras disseram que o "Ligeiramente Maliciosos" é melhor e isso, somado as lindas capas fizeram com que eu os comprasse na Bienal.
    Ainda não sei se vou conseguir ler esse ano, mas pretendo me organizar e fazer uma lista semelhante a sua com os desejados para o fim de ano.
    Adorei saber sua opinião e ver que os personagens dos livros anteriores estão presentes. Dá para matar a saudade dessa forma né? ^^
    Beijos querida,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ola... tenho o primeiro livro dessa série... porém eu havia pensado em ficar apenas na leitura do primeiro, depois de ter conhecido o enredo do segundo pelas resenhas, percebi que não iria curtir... ai li resenhas como a sua do terceiro livro e fiquei completamente apaixonada pela Freiyja... como não gostar dessa mulher gente... e Joshua não fica atrás não... ai eu te falo não dá para ler alternado né... então vou passar pelo segundo com muita ansiedade por esse terceiro bem escandaloso rs... Xero!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Eu AMEI esse livro!!!! Gosto muito da série mas acho que, dentre os três já publicados esse é o meu preferido! Também adorei a forma que Joshua cuidou das primas, impossível não se apaixonar!!!!
    Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    preciso começar essa série pra ontem, porque a cada resenha é mais elogios que vem, rs
    Eu amo romances de época, e adoro quando as famílias são assim, atípicas, rs, e não impõe casamento de conveniência a seus membros.
    Fiquei curiosa para saber quais foram as desilusões que Freyja, e que nome diferente, kkkk. Já tenho esse livro e o primeiro da série, e pretendo ler em breve
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Aline dos tres livros já lançados achei a história de Ligeiramente Escandalosos mais original e divertida, os personagens são hilários, e a trama por trás foi bem elaborada. Quero conhecer o restante dessa família!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  13. Oi Aline, tudo bem?

    AMO essa série. A autora é mega talentosa. Gosto de Julia Quinn tbm, mas acho que os livros da Mary conseguem ser melhores. Ainda não li Escandalosos, mas to doida para começar.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Aline, esse na minha opinião foi o melhor livro da série, amei real. Freyja com certeza é minha personagem preferida, tenho a personalidade bem parecida com a dela e acho que por isso me identifiquei tanto. Estou ansiosa pelo livro do wulfric.

    Beijos,

    http://www.lendoeesmaltando.com/

    ResponderExcluir