Extras - Scott Westerfeld #4


Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera
(Ficção científica)
Brasil 2012
415 pág.


Nem acredito que consegui terminar essa série, achei ela interessante por ter muitas teorias e críticas sociais. A narrativa do autor é tão boa que faz até matemática e física tornarem-se interessantes e despertarem a curiosidade do leitor. Li algumas resenha que afirmavam que esse livro era um livro extra, um tipo de conto, mas discordo porque nesse livro temos a oportunidade de acompanhar como o mundo ficou após os ocorridos no final do livro Especiais, ou seja as consequência da libertação três anos depois. 

Após serem libertados da "Era da Perfeição" as pessoas (e suas cidades) puderam decidir a forma como se relacionariam com as tecnologias existentes, se queriam ou não passar por alguma cirurgia. Alguns "coroas" criaram meios para serem imortais, muitos jovens acabaram se viciando em cirurgias (as mais mirabolantes possíveis) e a forma como administravam a sociedade agora era através dos méritos e da Fama.

"Era engraçado que as pessoas ainda usassem esse nome, mesmo que a maioria dos moradores não fosse mais perfeita - não no velho sentido da palavra, de qualquer forma. A Vila Perfeita estava cheia de Pixelados, Viciados em Cirurgia e várias outras tribos, manias e modas estranhas. A pessoa podia escolher entre um milhão de tipos de beleza e esquisitice, ou mesmo manter o rosto com que nascera pela vida toda. Agora "perfeito" significava qualquer coisa que atraísse a atenção." pág. 13

Nos antigos dormitórios dos Feios agora quem vivia por lá eram os Extras (pessoas comuns, sem alterações estéticas e sem reputação social). E como Aya Fuse (nossa protagonista nesse livro dizia: Um extra era um perdedor, um desconhecido). Para os Extras conseguirem algo material era necessário ter méritos para gastar e ganhar méritos significava ter aulas ou realizar tarefas. Isso era decidido e fiscalizado pelo Comitê da Boa Cidadania.

Praticamente todas as pessoas tinham seu próprio canal virtual e cada um se dedicava ao que gostava. E sua reputação era medida a partir do número de pessoas que lhe visitava e falava seu nome.
Aya Fuse não aguentava ser uma extra solitária e para piorar seu irmão Hiro era famoso e a fazia sentir-se inferior. Moggle (câmera voadora) era praticamente a melhor amiga dela, com quem conversava e bolava planos para matérias que pudessem deixá-la famosa e com uma reputação. E foi pensando assim que Aya se envolveu com um grupo de meninas "aventureiras" as Ardilosas. Elas diferentes de todos não querem ficar famosas apenas queriam curtir emoções "proibidas". 

Já no grupo, enquanto exploravam uma montanha acabaram descobrindo estruturas e mecanismos capazes de iniciar uma guerra. E assim surgiu uma matéria sobre uma conspiração de guerra e Aya finalmente ficou famosa mas em perigo ao mesmo tempo. Desse ponto em diante a narrativa é eletrizante, já que os personagens dos outros livros: Tally, Shay, Fausto e David aparecem para ajudar Aya a descobrir o quê e de quem são as "armas" e qual o plano dos mesmos; e assim juntos tentarão impedir uma nova guerra.

Garanto que essa leitura não deixará o leitor largar o livro até descobrir o que acontecerá com o futuro dos personagens. Além disso a história nos mostra que nem tudo é o que parece e que quando as pessoas estão desesperadas pela fama a todo custo acabam agindo de forma impulsiva, passando por cima de valores morais essenciais e causando confusões e problemas desnecessários.

Essa série levanta muitas questões importantes e nos faz refletir sobre a forma como nós vivemos em sociedade (sem esquecer os erros do passado). Enfim acredito que ela foi concluída maravilhosamente e vou sentir falta das aventuras em pranchas voadoras e toda tecnologia existente nessa história. É isso queridos, fica a dica de série de ficção científica com uma linguagem totalmente compreensível e acessível.
   

Série concluida com sucesso (link das resenhas): 
Feios
Perfeitos
Especiais






Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!

2 comentários:

  1. Aline, amei Extras! Ver a Tally (Wa) de novo é maravilhoso, assim como o David <3 Que bom que concluiu sua leitura, pois essa série é mesmo incrível, escrita ainda antes de distopias entrarem na moda. Eu amo!
    Beijos,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline,
    Não sei muito bem o que esperar de Extras, mas se você diz que ele é capaz de tornar matemática e física interessantes eu acredito rs. Nunca gostei de física... :/
    Fico feliz que você tenha concluído a série e tenha gostado da leitura!!
    Um beijo,

    http://versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir