O Reino das Vozes que não se calam - Carolina Munhóz e Sophia Abrahão


Autora: Carolina Munhóz e Sophia Abrahão
Editora: Rocco
selo: Fantástica
288 Págs. 
2014

Quando li o livro A Fada da Carolina Munhóz fui envolvida pela narrativa e pela história de tal forma que a partir daí comecei a comprar tudo que ela lançava, sem nem ler as sinopses. Mas quando me aventurei pelas páginas do livro O Inverno das Fadas a narrativa não conseguiu me prender do mesmo jeito que a primeira leitura, porém achei a história interessante e decidir dar mais uma chance as histórias da autora. Escolhi ler o livro "O Reino..." esse mês para ver o que ele me faria sentir. Posso dizer que precisei de alguns dias após a conclusão da leitura para poder organizar minhas ideias e resenhar para vocês.

O primeiro ponto que quero destacar foi o capricho da editora e das autoras com a diagramação e a revisão; trabalhos perfeitos. A segunda coisa é que cada capítulo começa com uma frase em inglês (e sua tradução) referente a séries de TV e ao longo do texto algumas músicas são citadas; e na última página do livro tanto as séries quanto as músicas são listadas, possibilitando assim que os leitores possam verificar as fontes e conhecer as músicas sugeridas ao longo da história.

A temática abordada é interessante e importante para ser debatida: o bullying e suas consequências. Nessa história conhecemos Sophie, uma garota de 17 anos, insegura e sensível que costuma usar roupas largas para disfarçar sua magreza (alguns apelidos que ela tinha na escola: "Mumm-Rá, The walking dead, olivia palito, e o vento levou, professor girafales, louva-a-deus, bandeira de pirata ..." pág. 20)

"O estranho era que ela não se incomodava com sua aparência nem tinha problemas com o próprio corpo." pág. 23

Ela sabe cantar bem, toca violão, tira notas altas, adora ler, mas não consegue se sentir parte de nenhum grupo na escola. Ela é muito sensível e muitas vezes dizia que via tudo e todos de forma cinza, como se visse seus interiores. Apesar de ser antissocial Sophie tem como melhor amiga Anna, uma garota popular que a seu modo tenta fazer com que Sophie saia mais e tente se enturmar.

Ao longo da história que é narrada em terceira pessoa, vamos acompanhando a vida tensa da Sophie que sentia raiva de tudo e de todos por não a deixarem viver sua vida tranquilamente. Insistiam que ela tinha algum transtorno alimentar (por ela ser tão magra e alta), mesmo sem ela ter. (senti um raiva dos personagens pelo preconceito com ela e os desmandos da escola que a tratavam de forma inaceitável). Ela não acreditava que nem os pais ficassem ao seu lado e a gota d'água foi quando durante uma festa, que Anna a levou, ela passou por uma situação constrangedora que a fez voltar para casa no extremo da revolta e decidida a se afastar de todos de forma drástica. Durante o sono ela acabou indo parar em um mundo mágico, onde era a princesa do reino e era bela e amada por todos. Ao acordar percebeu que desejava ser sugada novamente para essa dimensão onde tudo dava certo. Não queria mais viver em um mundo onde tudo e todos a desagradavam.

Ao longo da história o leitor poderá descobrir se esse reino é real ou não, se ela está passando pela "síndrome de Alice no país das maravilhas" e como ela conseguirá dar um rumo a sua vida e aprender a valorizar as pessoas que estão ao seu lado, além de conseguir enxergar sua própria beleza e talento, enfrentando seus medos e se tornando uma pessoas mais segura e confiante.

Vale a pena ler essa história que envolve realidade e fantasia na tentativa de conscientizar todos da importância de se auto-valorizar e só dar ouvidos ao que realmente importa. Além claro de respeitar as diferenças e não julgar pela aparência.


Detalhes da diagramação que adorei:

Por dentro da capa esse rosa lindo, adorei!!!! 
(Fonte da imagem: arquivo pessoal)


No inicio de cada capítulo temos essa bela imagem. Achei um detalhe criativo!!! 
(Fonte da imagem: arquivo pessoal)


Saraiva conteúdo sobre lançamento do livro:


Uma das músicas citadas no livro:


Foto das autoras:

 (Fonte da imagem: google imagens)

É isso meus queridos espero que tenham gostado de conhecer minha opinião sobre esse livro e saibam que não falei nem metade dos assuntos abordados na história, além de vários personagens interessantes e importantes para o desenvolvimento da mesma, deixei para vocês descobrirem assim como aconteceu comigo. Beijos e fica a dica de mais um livro nacional de qualidade!!!!


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!

10 comentários:

  1. Nunca li nada da Caroline. mas achei bem bacana a parceria que a autora e a atriz fizeram. E pelo que você disse o livro é bom, e estou meio que interessado nele hehe!

    David (http://daavidjsc.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  2. Aline, acho bacana essa sua disposição em sempre dar vez aos livros nacionais contemporâneos. Você tá certíssima!!!! Eu sou meio leiga no assunto... esta autora, por exemplo, eu só conhecia de nome (e é por isso que eu amo a blogosfera, por conta do conhecimento). Gostei bastante da resenha e confesso que fiquei intrigada com o livro... 1º porque aborda um tema importante e ao mesmo tempo recorrente (é preciso ser original), 2º porque mescla fantasia e realidade e 3º por ser de autoria dupla. Enfim... taí mais uma recomendação pra mim.

    Abraços,
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho "O Inverno das fadas" faz tempo, mas nunca li. Morro de vontade de ler algo da Carolina, mais por achar ela incrível que qualquer outra coisa.

    Mas "O Reino das vozes que não se calam" foi um livro que me deixou mega curiosa, bem mais que o livro da Carol que eu tenho, e a sua resenha me deixou com uma vontade ainda maior de lê-lo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que legal! O livro parece ser bem interessante e encantado. Sem falar que a capa é linda!
    Adorei!

    http://www.borboletra.com/

    ResponderExcluir
  5. Oiii, que saudade!!!!
    Vi sobre esse livro ontem e fiquei bem interessada na leitura, espero poder ler em breve!
    Beijoss.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline ^^
    Sou doida pra ler os livros da Carolina *-* Por enquanto tenho só o "Inverno das fadas" (que tá na minha meta dessa ano :D), mas quero ler os outros também. Esse me chamou atenção pela capa (linda demais!!!) e por ser em parceria. Não sabia bem do que se tratava a história; agora, com sua resenha, fiquei mega curiosa para ler logo *-*
    Parabéns pela resenha e obrigada pela dica de leitura.
    Beijinhos
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline! Tudo bem?!
    Não sabia que se tratava de um livro mais sério, pela capa e pelo título eu o associei a mais um YA de fantasia... muito legal que tenha essa mensagem, principalmente porque assim todos vão se conscientizando )ainda mais) sobre o quanto o Bullying é destrutivo.
    Fiquei curiosa quanto ao livro e pretendo lê-lo.

    beijos
    http://garotanaalcateia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline,
    Eu não tinha muito o interesse em ler esse livro, mas adorei sua resenha e estou curiosa para conhecer a história.
    Gosto de assuntos que abordam o bullying e acho muito válido as pessoas lerem para saber enxergar e ajudar nosso próximo. Não sei se me fiz clara rs.
    Obrigada pela dica!!
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Aline, desde que eu vi a capa e o título desse livro, fiquei encantada, mas nunca tinha parado pra ler mais sobre ele. Essa foi a primeira resenha que eu li do livro e adorei, fiquei muito mais interessada em lê-lo <3

    Beijos
    www.colecionandoprimaveras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oiesssss

    Nossa fiquei bem curiosa pela história. Acho maravilhoso quando o livro nos traz temas atuais e bem reais, nos fazendo assim refletir.
    Adoro também quando existem essas citações no começo dos capítulos e achei demais ter tudo listado depois, coisa que até hoje não vi. Adorei.

    Nossa e agora vou ter que ler para saber se esse mundo existe mesmo ou não.
    A música eu achei bonitinha, mas sei lá não tem muita letra né? rs.

    Beijosss
    Fer

    ResponderExcluir