Nárnia #6 - A Cadeira de Prata


Autor: C. S. Lewis
Editora: Martins Fontes
2009
105 págs.

Sempre que leio alguma crônica do meu volume único me sinto tão bem, são tantos ensinamentos inseridos no texto, que ao finalizar fico com saudades de Nárnia. Não sei vocês mas consigo me transportar para dentro da história e me envolver com os personagens de forma tão especial que sempre que algum deles morre sofro muito.

Nessa crônica reencontramos Eustáquio (primo de Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia) vivendo numa escola experimental e mista (tipo um colégio interno para meninos e meninas, onde as crianças são livres para fazer o que quiserem, não seguem regras, então os mais fracos sofrem nas mãos dos malvados); assim Eustáquio encontra Jill, uma garota sensível, chorando nas dependências do colégio. Eles conversam sobre seus sentimentos sobre o colégio e a vontade de fugir dali e Eustáquio acaba falando sobre Nárnia e a aventura que viveu ao lado dos primos por lá.
Enquanto conversavam percebem que o grupo de alunos valentões está procurando por eles e começam a fugir e nesse momento Eustáquio convida e convence Jill chamar por Aslam, para assim saírem dessa situação e conhecerem Nárnia.

Eles chegam em Nárnia através da magia de Aslam e logo são informados que precisam ajudar a encontrar o filho do Rei Caspian que estava desaparecido a anos, ele foi raptado por uma feiticeira do mal. Caspian agora já é um senhor de mais de setenta anos e não tem mais forças para governar muitos anos e precisa reencontrar seu filho para o bem de Nárnia.

Eles terão que peregrinar por terras e caminhos desconhecidos e contar com ajudas inesperadas para superar seus medos e fraquezas e assim reencontrar o príncipe perdido. Fazem parte dessa história seres como: Corujas falantes , Faunos, Centauros, Dríades, Gigantes, Gnomos, Feiticeiras, anões e muitos outros que são protagonistas de um enredo cheio de ensinamentos e aprendizados importantes para formação dos valores morais dos personagens e dos leitores.

O final é emocionante e tudo se reorganiza tanto em Nárnia quanto na terra, no caso na escola de Jill e Eustáquio (um inquérito é aberto e todas as injustiças são corrigidas e a escola muda para melhor).
De uma forma geral essa leitura é válida para todos que gostam de aventura infantojuvenil. Fica a dica!!!


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!?

6 comentários:

  1. Oi Aline!
    Eu li o volume único há muuuuuuito tempo, tipo uns 6 anos mais ou menos e gostei de relembrar.
    As Crônicas de Nárnia são maravilhosas! Uma leitura super tranquila e cheia de aventuras que eu gostei muito e quero muito reler. É atemporal!
    Dica ótima.
    Beijos!

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!
    Ah, eu amo as Crônicas de Nárnia, que bom que você está conseguindo ler o livro! Já está quase no final... é uma história linda, eu amo de paixão!
    Adoro o Eustáquio, depois de ele ter se tornado legal, claro, haha.
    A Cadeira de Prata foi um livro fácil, eu já pensava quem era o príncipe e tal, mas fiquei muito triste em pensar no Caspian velhinho... um dos meus personagens mais queridos <3
    Beijos!

    lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Aline.
    Preciso ler Narnia! :D Sua resenha me deu mais vontade.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Aline sabe que esse conto não ficou muito bem gravado na minha mente... me lembro dos personagens mas não da história completa... =/ acho que está na hora de pensar numa releitura.

    O último conto é um dos meus favoritos, espero que goste tanto dele quanto eu gostei... foi uma leitura muito emotiva.

    beijos
    http://garotanaalcateia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline,
    Ah, não vejo a hora de começar a ler Nárnia. É tão bom quando um livro nos leva para um lugar de aventuras...me sinto dentro da história.
    As Crônicas de Nárnia entrará para minha meta de 2015, vamos ver se consigo rs.
    Beijos querida,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Ni.

    Nossa nessa resenha reconheci personagens dos filmes. Como o Caspian. Poxa você falando nos passa uma sensação tão boa. Parece mesmo ser uma leitura além de envolvente muito especial.

    Bem não sei quando vou ler, mas sei que já quero sim. Quando entrar em promoção a edição única acho que vou comprar, com certeza esse livro é um que preciso muito ler. E como os contos não são grandes, não preciso ler todos ao mesmo tempo rs.

    Beijosss Fer

    ResponderExcluir