Entrevista com a autora - Helena Andrade

Não sei vocês, mas sempre que eu leio um livro que me toca de alguma forma fico louca para entrar em contato com a autora e fazer mil perguntas. Então aproveito para compartilhar com vocês a entrevista que fiz com a autora do livro Despertar recém resenhado aqui.





1. De onde saiu sua inspiração para a história e para a criação dos personagens?

Sempre gostei muito de ler e chegou um momento em que as histórias não me encantavam mais, então me propus a escrever uma.  Pensei num lugar onde gostaria que ela se passasse, para criar um conflito interessante, e logo me veio a Amazônia, então desenvolvi o roteiro a partir de minha vivência no SUS. Achei que a história de uma médica engajada, sensível e obstinada daria o toque necessário à trama. Em quatro meses o manuscrito estava concluído. Foi maravilhoso!


2. Alguma vivência sua e nas pessoas que você conhece?

Conforme comentei, eu trabalho no SUS há muito tempo, mais de vinte anos, convivendo com estes profissionais, que em muitos momentos me emocionam pela forma de lidar com o ser humano. Lívia, Carlos, Ana, Clarice e Rodrigo têm um pouquinho de cada um.


3. Os locais que servem de cenário (Manaus, Rio e Campinas) foram visitados antes de escrever a história ou você simplesmente pesquisou sobre eles?

Bem, eu moro na região de Campinas e já conhecia o Rio. Apenas Manaus tive que pesquisar, além disso, criei Guayi, que é a cidade fictícia da trama, pois queria um local numa região pouco explorada da Amazônia, como é o caso de Humaitá.  Também pedi a algumas amigas que conheciam a região para serem leitoras “beta” e ver se minha percepção e pesquisa estavam corretas, e parece que deu certo. 


4. Tudo no livro é tão real que me pergunto se você falou por conhecimento de causa (no caso a realidade dos médicos no Brasil) ou se foram pesquisas?

Com relação à saúde pública foi por meu próprio conhecimento e também em relação aos sentimentos abordados na trama. Mergulhei na história, pois queria que o leitor conseguisse entrar na pele dos personagens, vivenciar suas experiências, se emocionar, sofrer, rir, chorar, se apaixonar e amar. Sinto que esta é a riqueza de uma bela história criada para encantar.


5. Fale um pouco sobre você (sua vida profissional) e como consegue tempo para escrever. 

Além de gestora no SUS, sou professora de Yoga, casada e tenho 3 filhos. Nos últimos anos também fiz um curso universitário, uma especialização e estou concluindo outra. Com uma rotina tão pesada assim, pode parecer que não arranjo muito tempo para escrever, mas não é verdade. Reservo algumas horas à noite, para responder e-mails, entrar nas redes sociais, atualizar blog e ainda escrever, que é uma de minhas paixões, depois dos meus filhos. A literatura alimenta minha alma.


6. Além de Despertar você tem algum outro trabalho? Fale sobre ele:

Já concluí o segundo livro, que deverá ser publicado em breve, intitulado a princípio Memórias. Também escrevi outros textos que em breve vocês saberão e estou  trabalhando no terceiro livro.


7. Deixe um recadinho para os leitores do blog e os convidem a ler seus textos.

Se vocês querem conhecer uma história sensível, cativante, envolvente e capaz de leva-los a sentir intensas emoções, conheçam Despertar. Tenho certeza que, assim como diversos leitores, vocês irão se apaixonar!

Surpreenda-se com a Literatura Nacional!
Helena Andrade




Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!???

5 comentários:

  1. Oi Aline!
    Depois da sua ótima resenha sobre o livro e também dessa entrevista, minha vontade de ler só aumentou. Adorei saber que a autora tem este contato direto com o SUS, pois assim acompanhamos de perto a realidade do nosso sistema de saúde.
    Adorei a entrevista e a Helena parece ser muito simpática!!
    Beijos

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Me identifiquei um pouco com a frase "Sempre gostei muito de ler e chegou um momento em que as histórias não me encantavam mais", mas já descobri qual era o problema e ainda bem que já foi resolvido. Minha animação voltou, rsrs
    Gostei da entrevista, eu ainda não conhecia a autora.

    http://dreams-in-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana a entrevista!
    Não conhecia a autora.
    Colocauei o livro dela, despertar, na minha wishlist pra conhecer a obra dela.
    Bjs
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  4. Querida Aline, obrigada pela oportunidade da entrevista e por ser uma blogueira tão engajada em divulgar a literatura nacional.
    Vocês fazem toda a diferença para nós.
    Amei participar e ver a história criado por mim, ser tratada com tanto carinho.
    Beijos e sucesso com seu blog.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ni

    Conheci essa foto em um evento em Campinas sabado passado agora. Gente como ela é fofa, uma linda e gentil...

    kk kum dos tópicos do evento, foi que uma outra escritora disse mesmo que não sabia como Helena dava conta de fazer tudo isso que ela faz, e ainda escrever rsrs.

    Amei a entrevista
    Beijossss

    ResponderExcluir