Contos lidos no carnaval!!!

Como vocês puderam ver no post Seja bem vindo seu carnaval eu aproveitei a oportunidade que a editora Novo Conceito deu para ler diariamente de 28 de fevereiro a 7 de março os contos do livro: 

Achei essa ideia fantástica por assim pude conhecer a escrita dos autores nacionais lançados pela editora. Confesso que alguns me conquistaram e outros foi só legal. Mas foi uma experiência mega positiva até porque assim pude conhecer um pouco mais sobre contos e a forma como cada autor quis representar o carnaval. Enfim vou falar um pouco sobre o que achei dos textos ok. Confesso que o único que não li foi o primeiro conto, mas fiquei ligada e li todos os outros. Não sei se vocês sabem mas tínhamos um prazo de um dia para ler cada um.

Te conto no Carnaval - Tammy Luciano (Autora de Garota Replay e Claro que te amo)
Nesse conto conhecemos um pouco da rotina de Gustavo Sales, um lindo jornalista esportivo que foi escalado para fazer a cobertura do carnaval na Marquês de Sapucaí no RJ. 
Adorei esse personagem, ri muito com suas críticas ao carnaval e a toda indústria que a move na atualidade, além do significado da fama de algumas pessoas para ele. Como não poderia faltar temos um final romântico e fofo. Adorei o texto, divertido, de fácil leitura e bem real.

Aconteceu de Novo - Felipe Colbert (Autor de Ponto Cego, A última música e Belleville)
Nesse conto o autor nos mostra uma comparação dos antigos carnavais com os atuais. As mudanças de valores e as formas como se é comemorada essa data. Além do simbolismo das fantasias e a perda da originalidade e a valorização do estrangeirismo.
Achei o texto interessante, mas não consegui me conectar com os personagens.

Um amor para muito carnavais - Danilo Barbosa (Autor de Arma de Vingança)
Nesse texto os personagens se mostram saudosistas dos antigos carnavais. Conhecemos um grupo de amigos que já estão na terceira idade e desde jovens se encontram no carnaval para sair no mesmo bloco. Mas nesse ano seu reencontro acaba tendo mais motivos que o carnaval, eles precisam se despedir de um integrante do grupo que faleceu. Mas ao mesmo tempo que esse reencontro teria tudo para ser triste resolvem fazem um velório diferente. Temos também o reencontro de um casal que passou 40 anos separados. Enfim achei o texto interessante, mas sua narrativa meio chatinha. Apesar disso gostei do final.

Cinderela Louca - Chico Anes (Autor de Sonho de Eva)
Nesse conto que se passa nos anos 60, conhecemos Laurinda uma garota que aos 11 anos, foi internada em um hospício pelo pai porque estava nadando sem roupas com o filho do capataz. Acompanhamos toda rotina da menina, seus medos e dúvidas. Apesar de tudo que passava em um lugar como esse ela sempre dava um jeito de fugir para um cantinho e ficar isolada observando um menino pintor da casa ao lado e assim se vê apaixonada por ele. Uma das internas planeja uma fuga temporária para Laurinda durante o Carnaval, assim ela poderia conhecer o menino.
Achei o texto bem elaborado, criativo e fiquei mega feliz com o final. Acho que esse foi o maior conto, mas valeu a pena ler cada palavra dele. As mensagens que o compõe nos inspiram a manter o que temos de melhor sempre vivos, apesar de todos os tormentos que a vida nos apresente.

Paixão em Bolinhas - Graciela Mayrink (Autora de Até eu te Encontrar)
Adorei esse texto, apesar de curtinho ele é levinho e com jovens como personagens. Nessa história conhecemos Larissa que acabou de levar um pé na bunda do namorado dias antes do carnaval. Ela decidi aproveitar o feriado para ficar em casa vendo séries de TV, mas após muita insistência da sua prima ela aceita ir ao bloco Bola Preta, o mais antigo do Rio de Janeiro. E lá para sua surpresa acaba conhecendo Bruno um garoto super legal, fofo e lindo.
Acredito que a mensagem seja sempre estar aberta para a vida e sempre se levantar após alguns tropeços. 
No final fiquei com vontade de quero mais porque no melhor o texto acaba.

As Peripécias do vovô Fanfarrão - Germano Pereira (Autor de Príncipe da Noite)
Confesso que esse projeto foi fechado com chave de ouro. Esse foi um dos contos que mais me envolveram. O Narrador nos conta sobre suas lembranças na infância e do papel do seu avô para tornar seus carnavais inesquecíveis. Texto saudosista e com trechos hilários.
O Narrador descreve seu avô como incomum, irreverente, turrão, decidido, esbanjador de dinheiro mas com um coração enorme e apaixonado pelas inovações e coisas inéditas. Enfim imagine seu avô aparecer em pleno carnaval na porta da sua casa em um táxi com um barco em cima do mesmo!!! Ele desejava fazer algo inédito e divertir todos no carnaval. Garanto que me divertir muito lendo esse texto e acompanhando as loucuras do vovô fanfarrão.

Enfim para quem não teve a oportunidade de ler os contos como fiz, indico comprar o livro ele está recheado de textos mega interessantes e divertidos. Fica a dica!!!

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog para que eu possa retribuir seu comentário, ok!!!???

2 comentários:

  1. Oi Aline,
    Eu não li nenhum porque não tenho o costume de ler e-books, mas achei fantástica a iniciativa da NC.
    Que legal que terá o livro.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Aline. Adoro carnaval e achei um tema bem interessante. Fiquei com vontade de ler. Acho que vou me divertir bastante. :)
    Beijos.

    ResponderExcluir