A menina que não sabia ler - John Harding


Autor: John Harding
Editora: Leya
2010

282 pág.

A primeira coisa que gostaria de dizer sobre esse livro foi que ele me surpreendeu e sua narrativa me envolveu de tal forma que eu não conseguia largar o livro e além disso me deixou bem curiosa para saber o final. Garanto que essa história é no mínimo empolgante, intrigante e inquietante. Fica a dica de leitura!!!

"Na tradição de Henry James e Edgar Allan Poe, uma história incrível sobre uma menina e o poder de sua imaginação."

A história se passa em 1891 na Nova Inglaterra e conta sobre dois irmãos órfãos que moram numa antiga e mal cuidada mansão, Blithe House, de um tio que nunca viram, são criados pelos empregados da casa e passam os dias brincando de explorar a propriedade. 
O Livro é narrado em primeira pessoa pela Strª Florence de 11 anos e por isso não temos uma ideia mais ampla da realidade dos fatos, mas apenas dos pensamentos e ações dela. Desde que perdeu a mãe ao nascer e seu pai e sua madrasta em um acidente, sua única família e amor é seu meio-irmão Giles de 8 anos.


Durante uma brincadeira de esconde-esconde Flo acaba por encontrar uma sala imensa cheia de livros, a biblioteca, apesar de empoeirada e abandonada ela fica encantada e mesmo não sabendo ler começa a explorar o lugar e os livros. Ela decide pedir para a governanta, Srª Grouse para lhe ensinar a ler, mas a mesma diz que não pode fazer isso já que seu chefe, tio de Flo, proíbe que meninas tenham estudo e conhecimento. Os motivos dele só são revelados depois, mas para mim não justificam esse ato, mas levando em conta que no passado as mulheres não eram estimuladas a estudar, exceto assuntos que a fizessem uma dama e esposa prendada. Mas enfim Flo não desiste e aprende aos poucos a ler e escrever sozinha e passa a fazer da biblioteca seu mundo, principalmente quando seu irmão é mandado para um colégio interno para estudar e se tornar um cavalheiro.
Ela tem várias ideias para poder levar os livros para cantos escondidos da casa e assim poder ler tranquila, ela diz que de todos os livros que conseguiu ler ao longo dos anos, os dois autores que lhe fascinaram foram: Shakespeare e Edgar Allan Poe. E posso garantir que como vivia sozinha e não tinha ninguém com quem debater suas novas ideias e conhecimentos sua personalidade foi sendo formada a partir dos valores morais encontrados nos livros que lia, então acredito que conhecimento sem orientação pode sim ser uma arma.

"O que mais gostava em Shakespeare era a facilidade com que lidava com as palavras. Parecia que, se não houvesse palavra para o que queria dizer, ele simplesmente a inventava. Ele poetava o idioma." Pág. 18

"Fui até a biblioteca em busca de outro livro. Poe, que eu sempre amara talvez mais que qualquer outro autor, exceto Shakespeare, é claro, estava tendo um efeito depressivo sobre o meu espírito. Havia horror demais em minha própria vida para querer ler a respeito." Pág. 167

Sua rotina começa a mudar quando a família da propriedade vizinha vem passar férias e o filho deles, Theo Van Hoosier começa a fazer visitas diárias a Florence. No inicio ela odeia essas visitas, mas com o passar das semanas começa a aceitar e até se preocupar com o novo amigo que tinha asma. Quando ela estava se acostumando com a nova companhia, Theo precisa viajar com os pais, mas para sua alegria seu irmão volta da escola e devido alguns problemas ele não voltará e terá seus estudos guiados por uma preceptora. Flo fica feliz por ter seu irmão de volta mas fica apreensiva com essa nova pessoa com quem terá que dividir a atenção do seu irmão.
Florence começa a ter pesadelos que expressam seus medos e inseguranças, além de desenvolver o sonambulismo. A partir daí coisas estranhas começam a acontecer na mansão, até fantasmas são citados e um mistério envolvendo as preceptoras de Giles. Florence sempre curiosa começa a investigar os estranhos ocorridos e descobre alguns segredos do passado da sua família e promete proteger o irmão da forma que for preciso, ela se vê desesperada e decide tomar medidas extremas.
Confesso que achei o livro macabro em algumas partes e Florence fria e até assustadora em outras. Queria muito que no final do livro tivesse algumas explicações sobre os mistérios apresentados na história, porque fica no ar se era tudo culpa da imaginação da Florence ou se ela realmente teve uma percepção aguçada e coragem acima do normal para defender o irmão. Mas enfim, gostei demais da história e mega indico para quem gosta de uma ficção com toques de suspense.

Aproveito a leitura desse livro para dar ok em mais um item do DESAFIO REALMENTE DESAFIANTE 2013: Lembrando que o desafio consiste principalmente em Ler somente livros que tenham sido comprados/ganhados de 2012 para trás.

Item 9. Ler um livro cujo o título tenha mais de cinco palavras.

 
Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

10 comentários:

  1. ótima resenha! Me deixou super curiosa, já adicionei o livro na minha wishlist!

    bjs
    whoisllara.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!
    Faz um tempo que li esse livro e não gostei dele. Achei confuso e depois de terminar a leitura fiquei com várias perguntas, acho que ficou muitas pontas soltas na história e a Florence não me agradou muito, a única coisa que gostei nela foi sua relação com os livros. :)

    Beijos,

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline :)
    Sempre confundo esse livro com A menina que roubava livros, meu cérebro dá um nó.
    Pela sua resenha me situei. Já tive algumas conversas com alguns amigos sobre este livro e tds disseram a mesma coisa: as conversas e a narrativa não parece de uma menina de 15 anos e odiaram o final. Bem, comentários que desestimularam e me fizeram adiar a compra.
    Como sempre amei sua resenha :3
    Super Abraço,
    Victor Rosa - Encantos Paralelos \õ/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Aline :)
    Não é a primeira resenha que leio desse livro, e confesso que tenho muita curiosa de ler ele, mas um ponto que você mencionou e que também li em outras resenhas e que me desanimou foi que, no final ficou faltando explicações pra alguns mistérios da história, e isso é realmente frustrante!
    Ele tá sempre tão baratinho que talvez um dia eu compre e confira =)

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Aline!!!
    Não li ainda este livro, mas os comentários infelizmente me deixaram com um pé atrás a respeito. Mesmo assim, pretendo lê-lo para poder tirar as minhas próprias conclusões.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  6. Nossa amiga faz um tempinho que leio esse livro. Gostei muito dessa leitura e quando puder vou ler novamente. Adorei sua resenha. Beijos, Fê.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li esse livro, mas tenho vontade de ler. Pelo título, pensei que fosse um pouco diferente a história :S Mas curti *-* E achei interessante ter meio que um "mistério" na história, com o que acontece ser imaginação da personagem ou não ^-^
    Beijinhos e obrigada pela dica de leitura :D

    ResponderExcluir
  8. Já li esse livro e realmente achei muito bom, surpreendente e que o final... curiosa até hoje kkkk

    Beijo,
    http://portaoazul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que livro massa, né?! Muita gente não gostou porque tem muitas coisas que ficam "sem explicação", mas está tudo no livro, ele é muito intrigante como você mesma falou. É exato que o conhecimento sem orientação é uma coisa prejudicial, ela começa a ficar alienada, a confundir realidade com fantasia a perder o bom senso e a noção das coisas, ela se torna uma criança perigosa por aprender demais e não saber classificar o que é bom e ruim nesse aprendizado. E deixa eu te dizer uma coisa: é tudo culpa dela, ela que entende tudo errado e faz tudo errado porque é uma criança com muita imaginação. Vou te mandar por inbox as coisas que consegui compreender nas entrelinhas. Adorei sua resenha. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro esse livro! Deixa um mistério no ar, tanto que até hoje não seu se a Flor estava precisando de um manicômio ou se tudo foi real! hahaha
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir