Refletindo!!!


Oi gente tudo bem??? Hoje venho rapidinho levantar um ponto para reflexão: Qual a importância dos comentários para um blog e blogueiro? 
Venho observando que muitos blogs que conheço a algum tempo tem recebido poucos comentários. Tudo bem que a dois anos atrás tínhamos um número menor de blogs literários, mas acredito que devemos dar atenção a todos da melhor forma possível. Claro que sempre terão os blogs e blogueiros que nos identificamos mais e acabamos criando laços de amizade e sendo gratos por todo apoio trocado, mas para mim o essencial é retribuir os comentários recebidos no blog da pessoa, acho terrível quando o blogueiro responde em seu próprio blog e acha que fez sua parte (claro que se for algo especifico é aceitável a resposta no próprio blog, mas depois passa no blog do leitor e prestigia seu trabalho comentando).

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre esse assunto porque tenho pensado muito sobre isso. Claro que muitos leem e fazem seus blogs sem esperar nada em troca, mas para mim ter um retorno do leitor é fundamental.
Sempre dedico um tempinho em dias alternados para visitar os blogs amigos e retribuir os comentários recebidos e quem me conhece sabe que não costumo deixar apenas um recado bobo, leio e comento com conteúdo em vários posts.
Enfim acredito que se as pessoas tiverem uma postura mais comprometida na blogosfera, as parcerias entre os blogueiros e a troca de informações e opiniões serão mais verdadeira e eficazes. 
É isso gente comentem, façam um blogueiro feliz!!!!

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!!!

16 comentários:

  1. Oi Aline =D
    Realmente os comentários são muito importantes para um blog, esse feedback é extremamente recompensador.. pelo menos para mim. E sempre que alguém comenta e deixa o link do blog eu faço de tudo para arrumar um tempinho e ir lá comentar...
    Além daqueles que sempre venho prestigiar e mesmo quando um post ficou para trás eu vou lá comentar atrasado.. rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Aline! Acho que você falou tudo, concordo plenamente com a questão de visitar quem te visita e deixar um comentário no blog. Infelizmente acho que os números (seguidores, curtidas e tantos outros) acabam subindo à cabeça de alguns blogueiros e eles passam a comentar apenas naqueles blogs que se assemelham ao seu. É triste, mas é o que tenho visto nesse pouco tempo em que estou na blogosfera literária. Blog novo e principalmente se tem poucos seguidores quase não recebe comentários, principalmente daqueles blogueiros que você gosta e que já tem um blog bem significativo. Eu e minha mulher que faz o blog comigo temos adotado a postura de sempre comentar no blog de quem comenta no nosso, achamos que é o minimo, já que alguém parou para ver o que você escreveu. Parabéns pela opinião e pelo blog. Abraços!

    www.cabanadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Aline!

    Concordo. Esse feedback é super importante. É o que te dá ânimo para continuar a escrever, blogar. E eu também tenho visto muito disso: os comentários estão diminuindo bastante. Lá no @lerdormircomer, eu tenho tentado retribuir todos os comentários, mas nem sempre dá com essa vida corrida que a gente leva. Mas é importante, sim, afinal, leitor que é blogueiro sente a mesma coisa que a gente sente quando recebe um comentário, né? =D

    Infelizmente, com esse aumento absurdo de blogs (de todos os nichos), as coisas ficaram um pouco "confusas", na minha opinião. Eu mesma as vezes me perco nessa quantidade imensa de blogs para visitar, ler e comentar. Mas a gente tenta, né? Porque é importante, principalmente quando você leva a sério o trabalho que faz no seu cantinho. Afinal, um blog é isso, né? Proximidade com o leitor, a chance de cativar alguém com o que você escreve, aprender mais, ensinar um pouquinho do que você sabe (ou acha que sabe (rs)).

    E com tanta gente talentosa por aí, amar o que você faz e arranjar um tempinho a mais para visitar outros cantinhos é essencial! =D

    Beijocas,
    Inara
    {www.lerdormircomer.com.br}

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline!
    Realmente, concordo com você os comentários são importantes para criarmos uma relação e um contato mais próximo com nossos leitores. Eu adoro ler opiniões variadas nas minhas postagens e sempre faço o possível para estar presente nos blogs que gosto e admiro é tão bom quando criamos laços de amizade compartilhando gostos em comum.
    Adorei o post é mesmo uma questão para reflexão. :)
    Beijos,

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline!
    Realmente concordo contigo. Eu sempre leio atentamente cada blog que visito e comento de uma forma bem clara e objetiva. Acho tão ruim quando as pessoas, nem ao menos leem as postagens de cada blogueiro. Houve comprometimento por parte do blogueiro em cada postagem que ele cria.
    Muito bom o seu ponto de vista. Jamais discordo de você. (':
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  6. Oi flor,
    Entao super amei o post e andamos meio em sintonia porque venho pensado muito nessa seu comentário viu...eu sempre retribuo o comentário de quem passa la no blog (afinal ca estou) e mesmo que não tenha passo nos blogs que acho legal uma vez por semana nem que seja para dar um oi. Mas e bem complicado ne???Eu não sei realmente mais o que fazer parece que o pessoal tem medo de opiniar e no final a gente fica sem feedback mesmo, varias pessoas leem mas poucas deixam dito algo...se achar um jeito de nos conseguirmos mais comentarios me avisa que estou dentro.
    Bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Muito boa essa reflexão!
    Desejo muito sucesso ao blog!
    Bjos,

    Cauê.

    ResponderExcluir
  8. Amiga essa é uma questão tão complicada de se discutir, pq cada um tem seu próprio modo de ver e fazer as coisas, mas na minha humilde opinião, também concordo com vc.
    Bem no início, eu não costumava retribuir os comentários de quem comentava no meu blog, apenas visitava os blogs que gostava, mas de um tempo pra cá, conversando com outra blogueira, vi que o mais sensato era pelo menos fazer este gesto de agradecimento. Ir no blog da pessoa que comentou no seu e gastar um tempo, lendo o post dele, assim como ele gastou no meu, e claro, deixar meu comentário.
    Como nós gostamos e nos sentimos realizados quando alguém comenta em nosso blog, o mesmo acontece com quem nos visita e tmbm espera comentários em seus posts.
    Sei que e complicado visitar tantos blogs, vejo por mim, que quase nem tenho tempo para blogar, mas por mais que eu demore para responder um coment, faço questão de retribuir. Se alguém comentar em meu blog, é batata, eu apareço e retribuo no blog da pessoa, mesmo que isso demore alguns dias.
    É bom termos essa troca, manter esse vínculo de amizade e dedicação com quem gostamos e apreciamos o trabalho dos colegas.
    Gostei da reflexão.
    Bjokas amiga...

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  9. A gente acaba criando laços de amizade. Com o tempo, a gente acaba percebendo quais são os blogs que amigos, aqueles que estão sempre ali presentes, te apoiando. Mas somos nós que temos que começar a amizade, se ficar esperando elas chegares, elas podem nunca vir, e assim tudo entra no esquecimento.
    Adorei o seu post, é um assunto realmente interessante!

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Lili,
    Super concordo com você! Os comentários sempre nos incentivam a continuar e é também uma forma de estarmos mais perto dos nossos leitores, gosto sempre de retribuir os comentários porque também gosto de recebê-los!

    Beijos, Bi

    ResponderExcluir
  11. Concordo com você. Comentários (ainda mais o que elogiam) são sempre bem-vindos.
    Apesar de eu não ser movida a comentários, gosto bastante quando alguém fala bem do que eu tanto me esforço ^^
    Beijos,
    LL

    ResponderExcluir
  12. Concordo, Aline. Eu na verdade nao ligo mto pra comentários, mas ligo mesmo pras visualizaçoes, já q mta gente visita o blog, mas nao comenta.
    Mas seria maravilhoso q todo mundo comentasse quando fosse ao blog. Principalmente pq é atraves dos comentários q a gente sab se está agradando ou nao :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá Aline, concordo em gÊnero, número e grau, mas sou um pouco suspeito para falar. Andei um pouco sumido por aqui, como em vários blogs, mas tem dias que chego tão cansado em casa e bate aquela preguicinha :/ Mas aqui estou eu afinal melhor do que receber comentários é prestigiar o trabalho do colega :D
    Super abraço, Victor Rosa

    ResponderExcluir
  14. Oi Aline.
    Estou novamente aqui no seu blog...Tsc...Mas é porque seu post com certeza faz sentido.
    E acredito que faz parte tú visitar o outro blog e agradecer porque assim pode se encontrar novos amigos ou colegas do 'mundo de blog'. É uma das razões de todos se encontrarem pela internet para discutir sobre livros ;D

    ResponderExcluir
  15. Oi Aline.
    Estou novamente aqui no seu blog...Tsc...Mas é porque seu post com certeza faz sentido.
    E acredito que faz parte tú visitar o outro blog e agradecer porque assim pode se encontrar novos amigos ou colegas do 'mundo de blog'. É uma das razões de todos se encontrarem pela internet para discutir sobre livros ;D

    ResponderExcluir
  16. Aline,
    Nunca dei muita muita importancia a comentários. Lógico que um comentário legal significa que a pessoa leu o que você se dedicou a escrever, logo isso é positivo.

    Muito mais importante do que um comentário é a pessoa que lê a postagem e escreve algo que vale a pena, creio que qualquer blogueiro gosta de um comentário bom de verdade.

    No geral, leio todos os comentários do meu blog e sempre respondo todo mundo por lá. E na medida que vou conseguindo respondo nos blogues daqueles que deixam o link.
    No demais, cad aum sabe a importancia que o comentários é para seu blog ♥

    Beijinhos ♥
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir