Deslembrança - Cat Patrick

Autor: Cat Patrick
Editora: Intrínseca
2012

256 págs

Geralmente não demoro a resenhar os livros que leio, termino e no mesmo dia escrevo minha opinião, mas nesse caso foi diferente; terminei de ler o livro na sexta mas nesse fim de semana não estava inspirada para resenhar, mas hoje trago para voçês as minhas impressões sobre o livro Deslembrança da Cat Patrick.
Livro com diagramação simples, mas super fácil de ler, capitulos pequenos que ajudam na fluidez da narração. Narrado em 1º pessoa pela protagonista da história London Lane, uma adolescente (que é irônica, desajeitada e até um pouco deprimida) que tem um problema, toda noite ela dorme e esquece o que viveu, então para que isso não cause transtornos maiores ela faz bilhetes para ela mesma toda noite antes de dormir, para que no dia seguinte ao acordar ela saiba o que aconteceu. Fiquei pensando, porque ela não fazia um diário, ao invés de bilhetes???!!!

"Estou nervosa por causa da minha vida. Tentando afastar os pensamentos mais sombrios, concentro-me nos bilhetes diante de mim, espalhados pela mesa como o diário de uma pessoa com amnésia." pág. 131

"Para mim, ler é lembrar." pág. 194  

"Este bilhete é para me lembrar de tudo de bom que eu tenho, desde as pessoas em minha vida até a capacidade que aparentemente apenas eu possuo. Porque, sim talvez eu vá sempre me esquecer do passado. Mas o que mais preciso me lembrar é do seguinte: Também posso mudar o futuro." pág 250

Ela vive apenas com sua mãe e não sabe nada do seu pai (não lembra) e a mãe não fala sobre o assunto.
Nesse livro acompanhamos como é a vida de uma garota que convive com suas deslembranças a mais de dez anos, e  durante esse período nenhum médico conseguiu diagnosticar seu "problema" e ela teve que aprender a conviver com essa caracteristica peculiar. E como se já não fosse dificil seu dia-a-dia, ela começa a sonhar e lembrar no dia seguinte de coisas que ainda irão acontecer, ou seja do futuro. E para piorar sua melhor amiga começa a fazer umas coisas erradas e London fala para ela que viu que se ela não mudar de atitude seu futuro será péssimo, e Jamie fica chatiada e fala que não quer saber do futuro e que quer cometer seus erros para aprender com eles etc.
Para mim a história ficou mais interessante quando durante uma simulação de incêncio na escola, ela conhece um garoto chamado Luke que acaba sendo gentil com ela no momento certo. A partir daí eles se envolvem e ela começa a crescer e lembrar de coisas que a ajudarão a entender o passado. 
Gostei de saber do passado de sua familia e do que causou seu processo de esquecimento, mas em nenhum momento nos é explicado porque que ela sonha com o futuro. Também gostei do final do livro e penso que se tivesse mais umas folhas eu iria amar.
Para quem gostou do filme "Como se fosse a primeira vez" com a Drew Barrymore, com certeza irá gostar desse livro, achei ambos interessantes.


Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

12 comentários:

  1. Oi Lili,
    Quando lançaram esse livro eu fiquei curiosa para ler justamente porque achei parecido com esse filme que você falou, que eu adoro. Mas depois, vi umas resenhas que me deixaram desanimadas... enfim, quem sabe um dia eu leia?

    Beeeeijos, Bi

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei do filme, acho que o livro irá me agradar hihi
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olha flor acho que o livro deveria ter estendido um pouco o final também, mas mesmo assim o livro é bem fofo. Também acho que poderiam ter explicado melhor porquê ela vê o futuro. Até porque perder a memória após situações traumáticas é normal. O estranho é lembrar do futuro! Enfim, eu ganhei esse livro do meu namorado e gostei bastante ^^

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, tem uma história tão curiosa, que eu fico doida para saber o que acontece, e essa capa é tão lindinha.

    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Olha que legal! Adorei a capa e sua resenha também! hehehe

    Adoro as resenhas desse blog, a livro deve ser ótimo. Me deixou curioso*** hihihi

    Adorei as frases que você destacou. Adoro elas pois fazem a gente imaginar um pouco da história. :)

    Tem post novo no blog vem ver*
    Lucas F - BJO bJO
    http://apanhadordelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline, tudo bem?
    Nossa assim que comecei a ler sua resenha na mesma hora lembrei do filme "Como se fosse a primeira vez". Parece ser um livro bem simples e fácil de ler, tipo em uma sentada se ler. Eu gosto de livros assim, só para distrair mesmo em uma tarde de tédio. haha Sem contar que a capa é LINDA!

    Bjos, Manu Blog Cereal Things.
    http://cerealthings.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Aline, boa tarde ^^
    Eu acho a capa desse livro linda *-* (tenho vontade de ler só pela capa XD); e a história em si é um tanto quanto diferente, e interessante.
    Amei sua resenha ^^
    Puxa, se quem gostou do filme "Como se fosse a primeira vez" vai gostar do livro, então me incluo na lista :D

    Beijinhos e boas leituras.
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi queri,
    Estou com esse livro aqui em casa para ler e espero gostar dele adorei o filme como se fosse a primeira vez e acho que vou curtir muito esse livro tambem.
    bjs
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu presenteei uma amiga com este livro e ela já me emprestou. Pretendo fazer a leitura em julho e acho que vou gostar, ainda mais depois de ter lido tua resenha.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline!
    Sou louco para ler esse livro. Parece ser uma leitura leve e gostosa, apesar de que algumas pessoas não curtiram muito a leitura.
    Enfim, gostei de saber sua opinião.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  11. Acho a capa bonitinha mas a história não me pareceu ser tão interessante... adoro o filme Como se Fosse a Primeira Vez e quem sabe não leia esse livro..
    beijos
    http://tyelehopes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Estou louca para ler e a capa é linda! - www.meugrandemundodelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir