O Mendigo - Edson Santos


Autor: Edson Santos
Editora: Baraúna
2010
236 págs

Tive a oportunidade de ler esse livro porque participei do booktour. Apesar de ter uma capa e diagramação simples o que chamou minha atenção foi seu conteúdo. Muito interessante poder acompanhar todo crescimento dos personagens ao longo da história e inspirador poder observar as voltas que a vida dá para nos ensinar lições.
Confesso que a primeira coisa que chamou minha atenção nesse livro foi imaginar o que o autor escreveria sobre as pessoas que vivem nas ruas, cada uma com seus motivos e histórias. Fiquei ansiosa porque sempre olhei para essas pessoas com um olhar curioso e além disso sei que em qualquer lugar do mundo tem pessoas ruins e boas, então não podemos julgar seu caráter pelo lugar onde vivem.
Nesse livro acompanhamos o desenrolar da vida cotidiana de um grupo de amigos que vive em uma vila de classe média de uma cidade grande, e depois de um pequeno acidente envolvendo um mendigo que ia passando por lá, percebemos que suas vidas nunca mais serão as mesmas.
Os caminhos desse grupo e do mendigo irão se cruzar em vários momentos ao longo da história e com isso eles acabam criando laços de afetos e começam a fazer campanhas e projetos para ajudar a comunidade onde o Herbert (o morador de rua) vive.

"Olhe a sua volta e me diga se vê algum morador deprimido. As pessoas aqui têm poucos recursos, mas muita coragem e vontade de viver, a criatividade supera algumas das nossas necessidades, e aqui também sobra algo que em muitos lugares abastados as pessoas desconhecem: solidariedade." pág. 48

"Qualquer pessoa pode mudar para melhor é só questão de oportunidade, o que é dificil saber é o verdadeiro motivo que levou essa ou aquela pessoa a agir de forma errada, por isso é melhor não julgarmos as pessoas pelo que vemos delas. Seria necessário que soubéssemos o porquê dessas atitudes. Mas, quando se fala saber, é saber mesmo, e não achar que sabe." pág.137

O mais impressionante na história é como a vida desse grupo muda para melhor depois que eles ficam mais próximos do Herbert, isso porque ele compartilha um pouco da sua experiência de vida e acaba dando conselhos e o seu próprio exemplo. Então chego a conclusão que na vida muitas vezes a ajuda vem de onde menos esperamos e quem aparenta ter tão pouco pode ter muito mais do que imaginamos.
O livro também nos passa a linda mensagem de que cada pessoa precisa descobrir qual é sua missão de vida porque só assim poderemos viver felizes e realizados. Penso que o personagem do Herbert aprendeu com a vida e tornou-se um guia / orientador das pessoas que encontra pelo caminho.

"Eis aqui um mendigo que distribui as maiores riquezas que o ser humano pode possuir, que é o amor, o respeito,a simplicidade e a paz." pág. 165

Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

14 comentários:

  1. Que legal, Aline, esse livro aborda um tema totalmente novo e original, fiquei super curiosa para ler, além do mais, quero muito que o Hebert se dê bem no final *-*

    ResponderExcluir
  2. Oi, Aline!

    Tá aí um livro que me deixou curiosa! Nunca me deparei com nada parecido, e gostei do modo como você falou da história! Parece ser um livro muito bonito mesmo! Adorei os trechinhos que você colocou!

    Um beijo,
    Inara
    http://www.lerdormircomer.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa que interessante! Realmente deve ser uma ótima leitura! Li algo parecido uma vez, acredito que seja um do autor Augusto Cury... não lembro.
    Ótima resenha!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, Aline!
    Parabéns pela resenha!
    De certa forma achei esse livro bem semelhante a um do Augusto Cury. Gostei dos quotes que você postou ao longo da resenha.

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    musicaselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline!
    Esse livro parece ter uma história legal, apesar de que a capa não é legal. Mas caso tenha oportunidade, lerei sim.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  6. AMEI ESTE LIVRO!
    Li em uns 2 dias, e achei a mensagem do livro lindissima!
    Realmente um autor nacional excelente :D
    Beijos, linda!

    ResponderExcluir
  7. te seguindo flor!
    vem retribuir,pinkbjs
    http://pinkbelezura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu nao curti esse livro tanto assim.. Concordo com os valores e ponto de vista do autor e tal, mas nao gostei da forma como foram colocados no livro

    Parabens pela resenha!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline!
    Eu sempre tive curiosidade de ler esse livro, ele contém uma história bem diferente das que estou acostumada a ler e isso chama atenção. A sua resenha me deixou ainda mas ansiosa pela leitura, adoro livros que nos faz pensar na vida. :)
    Beijinhos,


    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  10. Que legal esse livro Lili! A história é bem diferente do que a gente está acostumada a ver por aí.

    Beijos, Bi

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não li esse livro. Mas já vi muitas resenhas positivas sobre ele. Tenho certeza que a estória deve ser tocante e um exemplo de crescimento pessoal.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Aline,
    Também li este livro pelo book tour.
    Eu achei bem interessante a história. Não é um livro que está nos meus preferidos, mas Herbert trás vários ensinamentos para as nossa vidas.
    Beijos,
    Katielle
    www.leituramaravilhosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá Aline :D
    Já ouvi falar desse livro uma vez, pelo skoob; parece ser uma boa história. Espero poder ler em breve ^-^
    Parabéns pela resenha, amei; me deu muita vontade de ler p/ saber o que acontece *-*
    Beijinhos
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Já li esse livro e só tenho que dizer que ele nos passa várias mensagens reflexivas e surpreendentes. A história é emocionante. Adorei a sua resenha. Bjs, Fê - http://segredosemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir