Ler, Viver e amar - Jennifer Kaufman e Karen Mack



Autoras: Jennifer Kaufman e Karen Mack
Editora: Casa da Palavra (Leya)
2011
317 págs

Confesso que a 1ª coisa que me chamou atenção nesse livro foi a capa da edição de 2006(Banheira), mas acabei ganhando a edição de 2011(colorida); e a segunda coisa foi o título, achei tão interessante e fiquei com a imaginação a 1000 de curiosidade para ler. 

 "Eu coleciono livros da mesma forma que minhas amigas compram bolsas de grife. Às vezes, só gosto de saber que os tenho e lê-los de fato não vem ao caso. Não que eu não termine lendo-os todos, um por um. Eu os leio. Mas o mero ato de comprá-los me deixa alegre." pág. 22

E para minha tristeza não saciei minha expectativa, não consegui criar uma conexão com a história nem com os personagens, mas apesar disso o livro foi bem revisado, tem uma diagramação simples, capitulos curtos que facilitam a leitura e antes de cada capitulo as autoras colocavam citações de livros; e no final do livro elas colocaram uma lista completa dos livros citados; bem útil para quem quiser mais informações.
Nesse livro encontramos uma narradora mais madura Dora, na faixa do 30 anos. Ela mora em Los Angeles, está desempregada e acabou de passar pela sua segunda separação, não tem um relacionamento muito estável com sua familia (mãe e irmã) e afoga suas máguas na leitura compulsiva de livros, essas leituras são acompanhadas por uma boa taça de vinho; além disso esse ritual é feito no banheiro de seu apartamento onde ela tem uma banheira fantástica, então já deu para imaginar né: sua familia fica preocupada porque quando ela está em crise fica dias sem sair de casa, além disso seu apt° está contantemente um caos, ela não é nada organizada.

"Acho que o único momento em que estou feliz é quando estou lendo. Os livros fazem a vida ter sentido." pág. 116
"Todo mundo realmente tem problemas, mas essa é a maneira como lido com os meus. Fico feliz em ficar sozinha no meu quarto lendo." pág. 253

Dora também divaga um pouco sobre seu passado e o problema de sua mãe ter sido abandonada pelo seu pai quando ela e a irmã eram pequenas. Sua mãe ficou em depressão e passou essa fase bebendo e lendo sem parar (então Dora tem a quem puxar) e elas eram estimuladas a ler também porque a mãe não queria barulho nem conversas sobre os problemas.

"Minha mãe estava sempre procurando algo que desse significado à existência dela, que a tirasse da vida de desespero e da rotina familiar." pág. 13

Quando o pai de Dora faleceu deixou uma bela herança para ela e é esse dinheiro que a vem sustentando a tempos. E o único lugar que Dora gosta de visitar é a livraria onde gasta boa parte de seu dinheiro e acabou se encantando pelo vendedor Fred. Eles começam um relacionamento bem interessante até Dora conhecer a familia dele (ela se encanta com elas), que por sinal estava passando por problemas sérios e Fred tentava ser o mais omisso possivel; mais ou menos na mesma época o ex-marido bem sucedido de Dora volta a cercar seus passos com carinho e atenção e nesse momento ela começa a ficar em dúvida no que seria melhor para sua vida. 
Enfim o livro para mim só ficou interessante quando Dora saiu de seu mundinho de fuga através da leitura e percebeu que ajudando outras pessoas a resolverem seus problemas, ela acabou conseguindo força para analisar sua trajetoria de vida e melhorar o que não estava funcionando. Adorei ela voltar a trabalhar como jornalista e agregar o relacionamento com a familia do Fred a sua vida (a mãe e a sobrinha dele são umas queridas). Achei o fim meio solto, sei lá senti falta de emoção e detalhes.
Enfim fica a dica de mais um leitura, talvés se você não criar tanta expectativa, aproveite melhor que eu.

  Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

17 comentários:

  1. Ahh que pena... eu não tenho expectativas quanto ao livro, quem sabe eu não goste kkkkkk
    Adorei sua resenha, principalmente por ter sido sincera e explicar bem o porque de o livro não ter te "pegado" de jeito...
    Quem sabe eu não o leia mais pra frente.. =*

    Beijinhos
    http://tyelehopes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu amei o livro, poe eu ter me identificado com as personagens eu acho...
    Abraços

    raffaelpetter.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. É tão chato quando essa conexão com os personagens não surge e principalmente quando estamos na maior expectativa de ler o livro. Até tenho vontade de lê-lo apesar de ter desanimado um pouco, mas vou tentar não criar tanta expectativa.

    Beijos!
    http://beyondofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha ouvido falar desse livro :)
    Parece ser bem interessante.
    Beijos!
    www.souseuastral.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tinha visto este livro e pelas suas ressalvas, será bem difícil eu lê-lo,já que não curto muito romances parados, gosto mais quando eles tem alguma ação, se é que vc me entende.
    Esses livros mais voltados para o drama é bem difícil eu ler, mas de vez em quando gosto de me aventurar neles.
    É uma dica a se anotar né amiga?
    Bjão flor.

    ResponderExcluir
  6. oi amore, obrigada por seguir meu blog estou te seguindo de volta.
    agora vamos a resenha :)
    eu não conhecia esse livro, gostie da resenha e entendi seu pensamento.
    acho muito dificil eu vir a ler o mesmo, mas nunca se sabe né?

    kissus

    p.s: as vezes eu demoro a comentar, mas sempre que possivel participo de todas as postagens :)

    ResponderExcluir
  7. Que pena que você não gostou porque pelo que você conta parece super interessantes. Adorei as citações.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Acho que me identifiquei um pouco com a personagem.... Eu ja afoguei muitas mágoas lendo compulsivamente ahahahaha
    Eu ja tinha ouvido falar desse livro mas todo comentário que leio a respeito fala a mesma coisa.. Não supera as expectativas e é um livro fraco... Por isso não fiquei interessada em ler.
    Talvez um dia eu leia, quem sabe... mas nada por agora.

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  9. Realmente o título chama a atenção e a capa da banheira, na minha opinião, é melhor que a colorida.
    É uma pena que você não tenha conseguido uma conexão com a história, mas pelo menos, com a lista de citações no final do livro você deve ter conseguido outras ótimas sugestões de obras para suas próximas leituras.

    http://perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi. Pensava que esse livro era meio que uma versão de "Comer, rezar e amar" por conta da semelhança no título. Porém, como não li nenhum dos dois, não posso dizer nada a respeito.
    E eu não tenho muitas expectativas quanto a ele. Quem sabe um dia...

    Anna
    http://castanhadechocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Não tinha vontade de ler esse livro, e acho que não vou gostar.

    Beijos, Rayra Mirelem
    Books Lovely

    ResponderExcluir
  12. Gostei da resenha, é bom conhecer uma personagem compulsiva por livros como a gente!!! Saquei a falta de profundidade do final, mas ainda sim é uma boa dica, se eu ler eu te conto :D

    ResponderExcluir
  13. Eu ouvi falar do livro, mas não me interessei justamente por que todo mundo fala que é "fraco".
    Não acho que gastaria dinheiro comprando, mas se alguém me der de presente eu leio rs
    Beijinhos,
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela resenha Aline, também me chamou a atenção a capa da 1° edição. Bjs, Fê
    http://segredosemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Não tenho muito interesse nesse livro, não faz muito o meu estilo de leitura.
    Gostei da resenha. :)
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  16. Aline, acho q também estava esperando mais deste livro, o enredo dele nao me pareceu tuuuudo isso ;s
    acho q vou esperar um tempo pra le-lo haha
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Acho que vou ler esse livro, amei sua resenha flor ! Beijos http://descobrindolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir