Adeus à Humanidade - Marcia Rubim



Autora: Marcia Rubim
Editora: Novo Século
Selo: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Booktour
2012
388 págs.
Adorei a escrita da autora, ela consegue envolver o leitor completamente logo no inicio do livro. Sabe quando você sente que o autor acertou exatamente na escolha das palavras para a construção da narrativa?? Foi isso que senti, perfeito!!! Não mudaria nada \o/
No inicio do livro conhecemos Stephanie (Protagonista e narradora), sua familia, amigos, anseios, medos, dúvidas e valores. Achei os personagens e cenários bem construidos; muitas vezes me sentia ao lado deles andando pelo Rio e por São Paulo, cidades onde as ações mais acontecem.
Fiquei impressionada com a fibra e controle emocional que Steph é "forçada" a ter para poder aguentar e ajudar sua mãe a se reerguer (superar) após um momento trágico na familia.
Teve um momento que parecia que o mundo estava desabando na cabeça dela e para minha surpresa ela deixou sua vida particular de lado e foi em busca de um emprego em SP para assim ajudar sua mãe e seu irmão a sobreviverem nesse momento dificil.
Ela nunca se lamentava para ninguém, sabia "segurar a onda". Mas não posso deixar de observar que ela tinha uma alto estima baixa e tinha o coração fechado, além de não acreditava muito no amor.
"Sonhar com aquilo que não se pode ter é sinônimo de sofrimento e disso estava fora, cansada. Melhor ser realista e ter os pés no chão do que voar alto e espatifar no primeiro penhasco que encontrasse pela frente." Pág. 131/132

E como na vida nada é por acaso, foi nesse novo emprego que ela conheceu o Dr. Richard, um ser que mudaria sua vida para sempre!!!
Steph sempre carregou um vazio em seu peito e achava que nunca iria se apaixonar por ninguém, mas conhecer o Richard a fez mudar sua forma de ver a vida por completo.

" Já faz muito tempo que não sinto nada por alguém. Desde que a vi pela primeira primeira vez, percebi que estava perdido, completamente vulnerável. Sei que tive uma reação inicial abominável e que fui rude com você, mas essa foi a forma que encontrei para mantê-la afastada e evitar que eu perdesse o contole. (...) Fiz de tudo para esquecê-la e acbei descobrindo que não dava, era algo além das minhas forças. Quando dei por mim, já sonhava com você o dia inteiro." Pág. 176
"Eu me rendi. Fui dominada completamente pelo amor que ele me oferecia sem limites, perdido entre palavras que sussurravam ao meu ouvido o quanto era amada." Pág. 208

Muito bom acompanhar essa nova fase da vida de Steph, ela estava precisando ser feliz. Mas essa felicidade veio de forma gradativa, depois de muitas situações complicadas e mal entendidos.

"Não importa a eternidade que leve até que se encontre o verdadeiro amor, e sim a intensidade com que o sentimos quando ele se manifesta em nossas vidas. Hoje estou completo. Na verdade, não foi um castigo o que Ele me impôs, mas uma longa preparação para que eu desse valor ao prêmio que receberia depois." Pág. 309

No inicio do livro senti que a autora se inspirou em "Crepúsculo" por causa de alguns elementos usados no enredo e achei até legal, mas foi só um toque discreto. E Steph achei ela um pouco parecida com Helena de "Diários do vampiro" por causa da sua fibra e pela forma natural como aceitou sua nova realidade.
Enfim o livro é maravilhoso, totalmente eletrizante e envolvente, você não consegue largar. Com certeza foi para minha lista de queridinhos e para lista dos melhores do ano \o/
No final temos uma prévia da continuação "Quando a Humanidade Prevalece" e isso só nos deixa loucos para apreciar mais essa aventura.
É isso aí, fica mais uma dica de mais um livro nacional que não pode deixar de ser lido \o/

   Obrigada por visitar, ler e deixar sua opinião!!!

9 comentários:

  1. Caramba, Aline! Que resenha mais fofa!
    Parabéns!
    Fico feliz que tenha gostado!
    Vamos torcer para que em breve a sequência saia, e garanto que será tão ou mais eletrizante que o primeiro livro! \o/
    Beijos e obrigada!

    @marcia_rubim
    marcia-rubim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha Lili, você me convenceu a ler esse livro. Já adicionei a minha lista. A capa dele é linda!

    Beijos, Bi

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro ainda! Mas pela sua resenha ele deve ser maravilhoso!
    Gostei dos quotes que colocou.. vou adicioná-lo a pilha dos vou ler kkkkkk
    Beijinhos
    http://tyelehopes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline, muito boa a sua resenha. Parece ser um livro bem interessante. Adorei os quotes, nos fazem ficar com mais vontade ainda de ler o livro. Beijos, Fê!
    http://segredosemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Comprei este livro da Saraiva Online há alguns dias atrás, estou aguardando ansiosa pela sua chegada, até agora só li resenhas positivas e tenho certeza que também entrará na minha lista de queridinhos ;)
    Bjs,
    @PatriciaADavis

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline, tudo bem?
    nossa, gostei e muito da sua resenha. Não conhecia o livro e nem a autora, mas pelo que você escreveu parece ser uma estória linda e cativante e que eu quero e muito ler. Já coloquei na lista de livros pra ler e já se tornou um desejado.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  7. Uau, o livro deve ser realmente bom pra vc ter gostado tanto enh, flor.
    Me deu até uma curiosidade ainda maior de le-lo.
    Adorei essa dica!
    beijos
    -No Limite da Leitura

    ResponderExcluir
  8. Uau, Aline, amei demais a resenha, estou participando de um book tour do livro e estou mega ansiosa pra lê-lo *-* A autora manda ver né? ^^

    ResponderExcluir
  9. Nossa que resenha maravilhosa!
    Fiquei muito curiosa, quero ler logo!
    A capa dele é linda! rs
    Beijos

    ResponderExcluir