UM DIA - David Nicholls


Autor: David Nicholls
Editora: Intríseca
1° Edição
Brasil 2011
 411 págs.


Pois é até que enfim terminei esse livro, nem acredito =/
Sabe quando um livro começa bom e fica chatinho pelo meio e volta a ficar bom e emocionante no final???? Esse livro foi assim para mim e por isso enquanto lia ele acabei lendo outros mas enfim terminei e posso dizer que apesar dos pesares gostei de conhecer a história desse casal =)


A Primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi pensar como seria manter contato com alguém da escola por anos e pudesse encontrar essa pessoa pelo menos uma vez por ano para contar o que mudou nas nossas vidas.
No começo achei o Dexter mais legal, mais livre e confiante. Já Emma parecia uma garota insegura e cheia de ideais. Mas o que pude perceber foi que a vida do Dexter teve mais altos e baixos que a vida de Emma, penso que ela passou pelas experiencias na hora certa e ele meio que foi vivendo aos troncos e barrancos sem saber para onde queria ir.
Ele sempre achou Emma a melhor pessoa que conhecia, mas demorou muito para ter coragem de assumir o que pensava e o que queria de verdade.
Achei o máximo Emma ser aficionada por livros e querer ser escritora apesar de sentir a dificuldade em colocar no papel tudo que pensava.

"Será que estava condenada a ser uma daquelas pessoas que passam a vida tentando fazer coisas." 
Enfim devido o livro ser composto por capítulos enormes que relatam o que acontece na vida dos dois em um dia especifico a cada ano, achei a leitura meio perdida e faltando um pouco mais de conexão e isso me deixou cansada e sem vontade de ler, mas conseguir terminar e adorei Emma =) Acredito que ela deu o melhor de si e isso é o que importa.


Penso que todos deveriam ler esse livro para poder tirar suas próprias conclusões, agora preciso ver o filme =) ótimas leituras para todos!!!

5 comentários:

  1. Acho que esse livro não seria uma boa pedida para mim, já que não costumo gostar de histórias que trazem somente romance como foco principal. Mas a temática parece bem interessante e original. :)
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Aline, me parece interessante o livro. Vou procurá-lo no ano que vem (que por agora minhas possibilidades são muito pequenas). E não concordo com a Marina Oliveira (embora ela esteja dizendo do gosto particular), quando ela diz que "histórias que trazem somente romance com foco principal". Pois as histórias não tem um foco principal. Nenhum livro trás um foco principal. O entrelaçamento amoroso pode ser uma situação existencial com a qual as formas do discurso tomam forma: e ai se pode falar de separação, traição, sexo, o bem e o mal, amizade, passado, presente e futuro. São tantos os temas! Acho que o que acontece é que surgiu uma grande confusão quando os literatos começaram a usar o termo romance (e surgiu o cinema que começou a fazer filmes e também a dizer: eis um romance), então o termo ficou ligado ao entrelaçamento amoroso. O que você acha Aline?

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Vinicius, eu sei muito bem o que é romance como "classificação" de livros. O que eu quis dizer, é que gosto de "relacionamentos amorosos" em histórias, mas não costumo gostar muito quando a trama gira somente em torno dele e nada mais. u.u
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ai amiga, eu quero tanto ler este livro que até pedi pro Papai Noel de presente!!!
    Quem sabe ele me ouve e resolve que eu mereço ganhá-lo né? kkk
    Adorei o enredo dessa história, super diferente e quero muito conhecer...
    Mas é estranho mesmo pegármos enredos não convencionais, pq acabam nos deixando um tanto perdidos, mas creio eu que qndo a leitura engrena ela flui mais rápido.
    Aproveito pra te desejar um Natal maravilhoso e um Ano Novo repleto de muitos sonhos realizados!
    Que Deus continue a iluminar seus caminhos para que eles possam ser alegres em todos os dias de 2012. Um beijo grande e foi muito bom ter te conhecido!!!♥

    http://lerepensaresocomecar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a sua resenha! Parabéns pelo belo trabalho que vc vem fazendo!
    Beijos e sucesso,

    Cauê.

    ResponderExcluir