Entrevistada #10


Pois é esse mês decidir colocar essa coluna pela segunda vez no ar porque estou homenageando os blogueiros da minha cidade Recife. E o Marcos é um querido, muito atencioso e com um blog bem legal o  Capa e Titulo
Quem ainda não conhece está perdendo tempo, vamos lá participar e deixar muuiiiiits comentários =)

Sim, vamos a entrevista:

1- Qual seu nome, apelido, quanto anos tem e onde mora????
eu nome é Marcos Tavares e meu apelido é Marquinhos (fofinho né? rsrs). Tenho 22 anos e moro em Recife, Pernambuco.

2- Desde quando você tem o blog, porque o criou, quem te inspirou???
Tenho o Capa & Título desde julho desse ano. O criei porque sempre senti a necessidade de compartilhar a minha opinião sobre os livros que eu lia. Eu comentava nas resenhas de outros blogs, mas não me sentia plenamente satisfeito, aí resolvi criar um para que eu pudesse me expressar melhor. O blog que me inspirou foi o Psychobooks, da Alba, Mari e Tata (que são fofíssimas e eu adoro!). É o blog que mais leio até hoje, tem resenhas ótimas e Caixas de Correio muito divertidas.

3- O que ele significa pra você????
O blog significa muita coisa. Às vezes ele funciona como hobby, às vezes como válvula de escape. Através dele consegui conhecer muita gente legal e ter acesso a conteúdos muito interessantes.

4- Depois de quanto tempo de blog você conseguiu parcerias????
Eu demorei uns dois ou três meses para conseguir minha primeira parceria, que foi com a Editora Martin Claret. Depois vieram à Novo Conceito e a Editora Pensamento. Eu só comecei a contatar as editoras depois que consegui 100 seguidores e quando eu vi que o número de visualizações do blog estava crescendo.

5- Você lê quantos livros por mês em média????
Depende do mês =D Geralmente eu leio, em média, de 8 a 10 livros por mês, em meses "normais" (com faculdade, etc). Nas férias eu costumo ler uns 15 livros, mais ou menos.

6- Você tem uma biblioteca em casa??? Tem ou teve o costume de ir a bibliotecas-públicas???
Biblioteca em casa é meu grande sonho hahaha, mas eu tenho um bom acervo de livros. Devo ter mais ou menos 250 livros de literatura, incluindo biografias, romances, ficção científica, etc. Se contar com os livros da faculdade tenho uns 400 mais ou menos.

Não costumo frequentar bibliotecas públicas em geral. Frequento bastante a da minha faculdade, a UFPE, que também é pública. Gosto bastante desse tipo de atitude e incentivo muito. Afinal aqueles acervos gigantescos também são nossos, devemos utilizá-los mais!

7- O que você acha dos bloggers literários??? Pontos fortes e fracos!!!!
Gosto muito dos blogueiros literários, sobretudo os que eu conheço daqui de Pernambuco. É muito bacana você poder encontrar um grupo de pessoas que tem o mesmo vício literário igual a você hehehe. Acho blogueiros pessoas incríveis, que dedicam tempo para gerar conteúdo por puro prazer, sem gerar nada em troca.

Um ponto fraco é que alguns blogueiros acabam criando no blog uma forma de status ou de hierarquia, deixando de apoiar blogs novos ou pequenos. Acho isso péssimo, pois acredito que há espaço para todo mundo, sem precisar de concorrência.

8- No seu blog qual o ponto forte e o que tem de diferencial???
Olha, eu sou suspeito para falar do blog rsrs, mas acho que o ponto forte deva ser as várias formas que utilizo para falar com os leitores. Não gosto de ficar só com resenhas, ou os típicos posts de blogs literários. Gosto bastante de inovar, de fazer com que os leitores tenham algo a mais que um simples blog literário. Estou sempre cirando novidades, entrevistas, vídeos, etc, para atrair cada vez mais pessoas para o universo dos livros.

9- O que você faz na vida além de ler e ter seu blog e ler bastante ????
Eu sou Biólogo, me formei em 2009. Faço minha segunda faculdade em Engenharia Florestal na UFRPE e também faço mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente na UFPE. Por isso tenho que dividir minha atenção entre os livros de Mercado de Carbono (tema da minha dissertação) e os de leitura mesmo, mas gasto mais tempo com os primeiros rsrs.

Adoro assistir séries de TV, filmes (cinéfilo de carteirinha) e de sair com os amigos. Gosto também de assistir televisão (quando tem algo que preste!)e de ficar na internet.

10- Como você faz para ficar informavada e frequentar os eventos literários da sua cidade???
Eu conheço a maioria do pessoal que organiza os eventos e aí acabo indo em vários. Mas a melhor forma de se informar é através dos blogs. Sempre que tem evento novo aqui em Recife eu tô divulgando lá no blog. Depois que você for em um vai ficar sabendo de todos os outros e nunca mais vai parar de querer ir =D

11-
Qual o conselho que você dá para quem está començando na blogsfera???
Leia bastante, leita de tudo, ão tenha muitos preconceitos literários. Frequente bastante os blogs literários e veja o que as pessoas gostam mais e o que elas gostam menos. Tenha ideias criativas para o blog, divulgue bastante ele nas redes sociais, faça amizades com outros blogueiros, crie promoções (era só um conselho? rsrs) e, por fim, não desista. O início é sempre complicado e são raros os blogs que despontam muito rapidamente.

Brigadão mais uma vez pela entrevista!!

E ai o que vcs acharam da entrevista???
Eu adorei e fiquei feliz em saber que uma pessoa ocupada e mega estudiosa consegue encontrar tempo para ter um blog e ler bastante, realmente um exemplo de Pernambucano fascinado pela leitura!!!

13 comentários:

  1. O Marcos sempre superfofo citando a gente!! A entrevista ficou superlegal e mostra toda a simpatia desse menino foférrimo!! Parabéns pelo blog, seu lindo! Adorei a entrevista!!

    Alba
    Psychobooks

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!

    Adorei a entrevista! É bom para o pessoal que me conhece da blogosfera me conhecer um pouquinho melhor rsrs

    Brigado pelo querido e atencioso *____*

    E brigado também por divulgar o blog.

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Own!!!
    O Marcos é um fofo!!!
    Adorei a entrevista!
    Parabéns e sucesso ao blog! Acho que a gente ainda não se conhece.. (se sim, me perdoe, sou esquecida mesmo! =P) Mas é sempre bom conhecer os blogueiros de Recife!!

    Beijos^^
    Até breve!

    ResponderExcluir
  4. Aline, parabéns pela entrevista. Vou lá conhecer o Blog do Marcos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. O Marcos é fofo demais! Uma pessoa ótima, muito divertido! Os encontros entre osblogueiros de PE são sempre muito animados e ele não pode faltar nunca! Adorei a entrevista!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o Marcos, e adorei poder tomar conhecimento de outro blogueiro da minha cidade! Vou agora mesmo no blog dele fazer uma visitinha! Nossa, queria muito conseguir ler os meus 8 a 9 livros por mês. Fazia isso antigamente na faculdade, mas com o meu tempo corrido de hoje fica entre 4 e 5, infelizmente!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela entrevista. O Marcos é um fofo. Um dos ótimos amigos que fiz indo aos eventos literários.

    Aline, você vai aos eventos? Porque acho que não te conheço, e a maioria do pessoal daqui se conhece.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela entrevista, adorei. O Marcos é muito simpático, e concordo bastante com o que ele disse sobre os blogs.
    Acho muito bacana essa coluna, e também foi super legal participar dela. :)
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ótima entrevista Marcos. Concordo contigo sobre o apoio aos novos blogs, há espaço para todos. Os encontros dos blogueiros PE são sempre muito bons, adorei ter conhecido esse pessoal.

    Abraço!
    Restaurante da Mente

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline! Adoro entrevistas e esta ficou SUPER legal! \o/ Não conhecia o blog do Marcos, fui la correndo conferir e já estou seguindo! *-*

    Beijocas, flor!
    Amanda
    Lendo & Comentando
    ^_^

    ResponderExcluir
  11. Muito bacana a entrevista! Perguntas muito inteligentes e respostas muito interesantes do Marcos!
    Adorei:)
    Beijos e sucesso,

    Cauê.

    ResponderExcluir
  12. Nossa miga, que entrevista bacana, eu adorei e já vou conferir o espaço do Marcos.
    Ah! Agora vc já saiu fora do logo: Entrevistando Blogueiras, pq veio um da ala masculina pra modificar tudo. Então amiga, vc vai ter que mudar o logo, pra blogueiROS...KKKK
    Um beijão amiga..

    PS: Recebi sua cartinha e amei! Em breve vai a resposta tá.♥

    ResponderExcluir